Recursos de acessibilidade:
Criação: 20/02/26 00:04

Hospital Veterinário no Tatuapé passa a funcionar 24h; noite e madrugada terão atendimento para urgência e emergência

Unidade foi renomeada para homenagear "Cão Orelha”

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

Uma ampliação histórica atenderá uma das principais demandas da causa animal na cidade de São Paulo, com o primeiro hospital veterinário da rede municipal da capital passando a funcionar 24 horas. A unidade agora se chamará Hospital Veterinário Municipal Leste “Cão Orelha”, em homenagem ao cachorro que protagonizou um caso de grande comoção nacional no início deste ano. A partir desta quinta-feira (19), o equipamento amplia o atendimento para urgências e emergências entre 17h e 7h, garantindo assistência contínua aos pets da população.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes nesta quinta-feira (19), que esteve na unidade. “Na cidade de São Paulo fazemos verdadeiras políticas públicas. Hoje, as pessoas têm a convivência com animais como se fossem entes da família, eu mesmo na minha casa. Imagine um cachorrinho ou um gatinho sofrer um acidente ou ser atropelado, quebrar uma pata e não ter esse atendimento. Por isso, a partir de hoje, temos nesse hospital o atendimento 24 horas para essas situações de urgência e emergência para famílias de baixa renda, além de uma homenagem ao Cão Orelha”, explicou.

Durante o período diurno, permanecem disponíveis consultas, exames, cirurgias e internações mediante agendamento ou triagem. “Conseguimos colocar na cidade um atendimento amplo para todos os animais domésticos em uma política pública real e verdadeira do cuidado e bem-estar deles e espero que isso sirva de exemplo para outras cidades”, destacou Nunes, ressaltando que a Zona Leste deve ganhar mais uma unidade veterinária na Avenida Nordestina.

Atendimento pioneiro e gratuito
São Paulo é referência nacional quando o assunto é hospital veterinário público. O serviço, pioneiro no Brasil, está presente nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da capital e é destinado aos moradores da cidade de São Paulo de baixa renda, inscritos em programas sociais.

O acesso ocorre conforme disponibilidade de vagas, com prioridade para casos graves, seguindo critérios médicos-veterinários e sociais. Em 2025, as unidades municipais realizaram 245.292 atendimentos a cães e gatos, número que reforça a importância da política pública para a população mais vulnerável.

A ampliação do funcionamento do Hospital Veterinário Municipal Leste “Cão Orelha” fortalece o compromisso da Prefeitura com a saúde e o bem-estar animal, ampliando o acesso gratuito aos serviços especializados.

"Hoje é uma noite muito especial e muito importante para a causa animal. Sabemos que temos muita demanda para esse serviço, principalmente das pessoas de baixa renda que tanto precisam desse atendimento, e ainda fazendo uma homenagem ao cão Orelha", destacou a primeira-dama, Regina Nunes.

Especialidades disponíveis
Os hospitais veterinários municipais oferecem uma estrutura completa para atendimento clínico e cirúrgico. Entre os serviços estão:

  • Consultas clínicas
  • Cirurgias
  • Exames laboratoriais
  • Internações

Ao todo, são oito especialidades:

  1. Oftalmologia
  2. Cardiologia
  3. Endocrinologia
  4. Neurologia
  5. Oncologia
  6. Ortopedia
  7. Dermatologia
  8. Cirurgia bucomaxilofacial

Como funciona o atendimento
As unidades das regiões Sul e Leste funcionam todos os dias da semana. Já as unidades Norte e Oeste atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os casos de urgência e emergência são atendidos durante todo o horário de funcionamento, sem necessidade de agendamento. A capacidade diária é limitada e pode haver triagem até 16h30. Clique aqui e consulte os endereços das unidades

Entenda a diferença

  • Urgência: situações que podem se agravar se não tratadas, como tumores com feridas, icterícia ou secreção genital.
  • Emergência: risco imediato de morte, como atropelamentos, hemorragias, convulsões, perda de consciência, dificuldade respiratória ou obstrução uretral.

Agendamento e critérios sociais
Munícipes inscritos no CadÚnico
e beneficiários de programas sociais (Bolsa Família, BPC, Auxílio Gás ou Renda Mínima) podem agendar consultas presencialmente, das 7h às 16h, nas unidades Sul, Norte e Leste.

Quem não possui benefício ativo pode passar por triagem social, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição socioeconômica.

Na unidade Oeste, o atendimento é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 7h.

Documentos necessários
Para atendimento, é obrigatória a apresentação de:

  • Documento oficial com foto e CPF do responsável (presença obrigatória)
  • Comprovante de residência em São Paulo (emitido há até três meses)
  • Registro Geral do Animal (RGA)
  • Número do CadÚnico
  • Cartão ou comprovante de programa social ativo

Mídias


Tags relacionadas

×
Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020