Um homem foragido da Justiça condenado a 22 anos e 5 meses de reclusão pelos crimes de extorsão mediante sequestro e roubo qualificado foi preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) nesta sexta-feira (5) após ter sido reconhecido por uma das câmeras inteligentes do Programa Smart Sampa. O criminoso, identificado como Wodson Carlos Pio de Lima, de 48 anos, foi flagrado enquanto caminhava pela Rua Barão de Ladário, no Brás, zona central de São Paulo.
Sentenciado pelos artigos 157 e 159 do Código Penal, com qualificação, em processo originado no município de Santo André, Lima estava com mandado de prisão em aberto – expedido no dia 31 de outubro de 2025. Após a emissão do alerta do sistema, os agentes da Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO) conseguiram localizar e abordar rapidamente o criminoso, que tentou resistir à prisão e precisou ser algemado.
O detido foi conduzido ao 8º Distrito Policial, no Belenzinho, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.
A captura reforça a capacidade do Smart Sampa em identificar foragidos que tenham sido condenados em outras cidades ou estados, uma vez que o programa está conectado ao banco de dados Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, à Plataforma Córtex do Governo Federal e ao Banco Nacional de Mandados de Prisão.
Monitoramento 24 horas
Somente na região central, o Smart Sampa opera com cerca de 9 mil câmeras inteligentes, funcionando 24 horas por dia. Em toda a capital, o programa já alcança 40 mil pontos de monitoramento, consolidando-se como uma das maiores redes de vigilância inteligente da América Latina.
Desde que foi implementado, o Smart Sampa já colaborou para a prisão de 2.439 foragidos da Justiça, sendo 2.121 somente em 2025. Além disso, outros 3.650 criminosos foram presos em flagrante graças à ferramenta, foram contabilizadas 1.347 ocorrências com veículos e 129 desaparecidos foram localizados.