Subprefeitura Butantã

Exibindo 1 para 1 de 1
Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025 | Horário: 20:00
Compartilhe:

Avança Saúde Homem atendeu mais de 23 mil pessoas na capital neste sábado (29)

Ações contemplam a programação do Avança Saúde Homem, em alusão do Novembro Azul, com consultas médicas, exames e ações educativas, além de Dia D de Multivacinação e Combate à Dengue

A Prefeitura realizou neste sábado (29) mais uma edição do Avança Saúde Homem, iniciativa que tem como objetivo aproximar a população masculina dos serviços de saúde e ampliar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral. Até às 16h, foram atendidos mais de 23 mil pessoas, sendo 21.634 do sexo masculino. O resultado parcial das ações já demonstra um crescimento de 12,7% na adesão desse público, superando os 20.441 atendimentos de 2023 e um crescimento de 5% em relação ao ano de 2024, quando foram realizados 21.941 atendimentos.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todas as regiões da cidade abriram as portas para um dia de atendimento, oferecendo consultas médicas, odontológicas, avaliação de risco cardiovascular, testes rápidos, práticas integrativas, saúde mental, atualização do cadastro e orientação em hábitos saudáveis. A estratégia integra o Novembro Azul e reforça a importância de incentivar os homens a cuidarem de sua saúde ao longo de todo o ano.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a mobilização que aconteceu hoje se soma a outras ações realizadas pelos diversos equipamentos de saúde na capital, como parte da celebração do Novembro Azul: “O objetivo do Avança Saúde Homem é ampliar o acesso aos serviços oferecidos na Atenção Primária e promover o cuidado integral à saúde da população masculina, um público que, historicamente, procura menos os serviços de saúde”.

O dia de mobilização resultou em 10.152 consultas médicas e 17.679 consultas de enfermagem. As ações focadas na prevenção tiveram grande adesão: 45.214 testes rápidos foram realizados em pessoas com 20 anos ou mais, e foram feitos 8.767 encaminhamentos para exames essenciais como PSA (Antígeno Prostático Específico, uma proteína produzida pela próstata) e ultrassonografia. Um total de 11.143 pessoas com 20 anos ou mais participaram da busca ativa para rastreamento de sintomas de alerta para problemas urológicos e cânceres mais comuns.

Sinvaldo Pereira Santos, 67 anos, foi atendido na UBS Chácara Santana e saiu satisfeito. “Para cuidar da minha família, eu tenho que cuidar primeiro da minha saúde. Eu me sinto muito acolhido  aqui na UBS, e todos os profissionais me tratam muito bem. Então, cuido da saúde e ainda ganho um monte de amigos". 

Em relação aos programas específicos, 11.475 estratificações de Risco Cardiovascular foram concluídas e 18.838 cadastros no SIGA foram atualizados. A saúde bucal também foi priorizada, com 9.237 triagens em pessoas de 20 a 59 anos. Outros atendimentos importantes incluem 2.283 agendamentos de Consulta Farmacêutica, 4.949 atendimentos de Saúde da Pessoa Idosa (AMPI), 2.333 aplicações do AUDIT Modera SP (ferramenta digital para conscientizar e orientar sobre o consumo de álcool), 12.628 ações da estação Bem Viver/e Multi, além de 957 testes de Fargestron, que serve para avaliar e quantificar o grau de dependência física de um indivíduo à nicotina. O cuidado integral também se estendeu a 1.150 pessoas com deficiência e 217 parceiros de gestante atendidos.

Dia D de Multivacinação e Combate à Dengue

Além da atenção à saúde do homem, as UBSs também organizaram outras ações importantes de saúde pública. No Dia D de Multivacinação, que ocorreu paralelamente, foram aplicadas 16.372 doses, sendo 13.586 de rotina e 2.786 da vacina contra a dengue.

O combate ao Aedes aegypti também foi intensificado na capital. No total, foram realizadas 17.144 ações de controle de dengue. Entre os destaques, a vistoria de mais de 15 mil imóveis e ações de nebulização. 

A atualização da caderneta vacinal, assim como o combate ao vetor da dengue, integra o cuidado integral ofertado à população, garantindo proteção contra diversas doenças imunopreveníveis.

O Avança Saúde Homem reforça a estratégia da Secretaria Municipa de Saúde de ampliar o acesso, reduzir barreiras históricas e estimular a busca ativa pelos serviços, especialmente em temas sensíveis como saúde mental, prevenção de doenças crônicas e rastreamento de condições que afetam predominantemente a população masculina.


Saúde do Homem

As ações voltadas ao cuidado em saúde desse público ocorrem durante todo o ano na rede de atenção básica da cidade. 

Os munícipes podem encontrar a unidade mais próxima da sua residência pela plataforma Busca Saúde.

collections
Galeria de imagens