Subprefeitura Butantã

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025 | Horário: 18:30
Compartilhe:

Cidade de São Paulo tem fim de semana com ampla programação cultural gratuita

De sexta (14) a domingo (16), a capital paulista oferece shows, espetáculos, oficinas e atividades para todas as idades nos equipamentos culturais

A Prefeitura de São Paulo realiza uma série de atrações culturais gratuitas entre sexta-feira (14) e domingo (16). A programação reúne dança, teatro, música, stand-up, literatura e muito mais, em Centros Culturais, Teatros, Museus, Bibliotecas e Casas de Cultura, espalhados pela cidade.

As comemorações dedicadas ao mês da consciência negra podem ser conferidas clicando aqui

CENTROS CULTURAIS
A tradicional Sexta do Riso, do Centro Cultural Penha, acontece às 20h com uma edição especial em homenagem à Consciência Negra. O percussionista Márcio Black se une ao humorista Dinho Machado em um show que mistura comédia e o melhor do pagode dos anos 1990.

No sábado (15), às 17h, o Centro Cultural Olido recebe a Clarin Cia. de Dança com o espetáculo Fênix. Formada por artistas de diferentes linguagens – capoeira, breaking, ballet e danças brasileiras – a companhia apresenta uma coreografia embalada por trilha ao vivo, com 11 músicos e um DJ, abordando a busca pela felicidade e temas ligados à periferia.

TEATROS
Três produções se destacam na rede de teatros municipais. Na sexta (14), às 21h, o Teatro Arthur Azevedo apresenta Mostra Afrotranstopia, obra em três atos que reflete, por meio da dança, sobre como diferentes corpos são percebidos na sociedade.

O Teatro Alfredo Mesquita exibe, no sábado (15), às 20h, a Mitologia Tropical, que conecta o passado escravocrata às dinâmicas de trabalho contemporâneas.

Encerrando a programação teatral, o Teatro Paulo Eiró apresenta, no domingo (16) às 19h, O Território do Samba, peça que retrata os desafios de uma escola de samba entre tradição e renovação. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início das apresentações.

MUSEUS
Os museus municipais também integram o circuito cultural. No sábado (15), às 14h, o Solar da Marquesa de Santos recebe a oficina Dos Bailes Black aos Bailes da Marquesa, uma vivência de duas horas que ensina passos dos tradicionais flash blacks, celebrando a cultura das festas negras paulistanas.

No domingo (16), às 9h, a Capela do Morumbi abre a exposição Cabodá, de Marcia Pastore. Em cartaz até maio de 2026, a instalação apresenta dez gangorras de ferro e argila que evocam a relação entre presença e ausência, força e equilíbrio, inspiradas nas ferramentas de construção em taipa de pilão.

BIBLIOTECAS
A Biblioteca Álvares de Azevedo, na Zona Norte, concentra as atividades do sábado (15). Às 10h, acontece a Oficina de Dança do Ventre com Aya Rodrigues, voltada ao público a partir de 16 anos, promovendo movimento, sensibilidade e conexão com o feminino. À tarde, às 14h, Well Martins conduz a Oficina de Pandeiro, aberta a participantes com 14 anos ou mais, explorando a importância desse instrumento no ritmo e na dança popular brasileira.

CASA DE CULTURA SÃO MIGUEL – PROGRAMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O domingo (16) será inteiramente dedicado à celebração da Consciência Negra, com atividades para toda a família. Às 10h, as palhaças contadoras de histórias Clowndete Maria e Mussarella divertem o público com A Origem do Circo, uma viagem bem-humorada pelas raízes dessa arte milenar.

A partir das 11h, o coletivo Zumbabe comanda uma manhã de brincadeiras, danças e espetáculos infantis. Durante o dia, as artistas Babi Lopes, Danirampe, Nart e Quel farão pinturas ao vivo, que depois ficarão expostas no espaço. A atividade Cirandando promove, às 12h, rodas de canções e brincadeiras tradicionais, reforçando a ancestralidade compartilhada.

A partir das 14h, o palco será tomado por atrações musicais. O grupo Samba de Roda do Recôncavo abre a sequência com manifestações afro-brasileiras do Recôncavo Baiano. Na sequência, às 16h, o grupo Galocantô homenageia o samba de raiz, seguido por Serginho Madureira (17h30), com interpretações de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre e Leci Brandão.

Às 19h30, Tim Maia por Nenê Amaral e Banda Acesso Rock revisita a fase racional e os sucessos das décadas de 1970 e 1980. Encerrando o dia, às 21h, a lendária banda Black Rio sobe ao palco com seu som que mistura samba-funk, soul, jazz fusion e samba jazz — referência do movimento contracultural dos “bailes da pesada”.

Durante todo o evento, o DJ Xuxa comanda a discotecagem e atua como mestre de cerimônias.

Leia também: 

collections
Galeria de imagens