Subprefeitura Butantã
Feiras do Mãos e Mentes Paulistanas de janeiro de 2026 abrem inscrições para artesãos e manualistas
As feiras do programa Mãos e Mentes Paulistanas, que acontecem em todas as regiões da cidade em janeiro de 2026, já estão com inscrições abertas para artesãos e manualistas credenciados. A participação é gratuita, e a estrutura de barracas é fornecida pela Prefeitura de São Paulo, com exceção das feiras realizadas nos Mercados Municipais da Penha e da Vila Formosa.
Ao todo, o programa vai promover eventos em 19 diferentes localidades, com a oferta de mais de 340 vagas para empreendedores do setor artesanal. As feiras integram a política municipal de fomento à economia criativa e de apoio à geração de renda por meio do trabalho manual.
Os interessados devem se inscrever nos editais específicos de cada feira para participar do sorteio que define os expositores selecionados. As inscrições podem ser feitas até 11 de janeiro de 2026, por meio dos links disponibilizados pelo programa.
Para participar, é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas, comercializar exclusivamente produtos feitos à mão pelo próprio artesão e atender aos critérios de qualificação do programa, como possuir certificado de uma das turmas de 01 a 15 ou ter concluído os cursos Modelagem de Negócios e Coleção Organizada: do Planejamento à Produção. Também é exigida disponibilidade para permanecer no evento durante todo o período de realização da feira.
A seleção dos participantes ocorre por sorteios ao vivo, transmitidos no canal do programa no YouTube. A única exceção é a Feira Câmara de Portas Abertas, cuja escolha dos expositores é feita por curadoria de produtos.
Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas
Criado em 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas é o programa da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, voltado ao fortalecimento do setor de artesanato e manualidades da capital.
A iniciativa tem como foco a melhoria da atividade econômica e social dos empreendedores artesanais, por meio de ações de capacitação, inclusão produtiva, ampliação do acesso ao mercado e estímulo à geração de renda. O programa atua em três eixos principais: cadastramento municipal, qualificação empreendedora e participação em feiras e eventos. Para acessar os serviços oferecidos, é necessário estar credenciado.
Veja mais aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk