Subprefeitura Butantã
Mostra PIAC 2025 conecta formandos do Programa Jovem Monitor Cultural ao mercado
A Mostra PIAC 2025 será realizada nesta segunda-feira (29) no Centro Cultural São Paulo e como objetivo valorizar a potência criativa das juventudes e fortalecer os vínculos entre cultura, diversidade e empregabilidade. O evento marcará a formatura dos participantes do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) e apresentará ao público e a instituições parceiras os projetos artístico-culturais desenvolvidos ao longo do ciclo formativo em equipamentos públicos da cidade.
Com o tema “São Paulo: Cidade Criativa – Juventudes, Economia Criativa e Cultura em Movimento”, a Mostra celebra a conclusão de um importante percurso formativo e marca a transição dos jovens monitores para o campo profissional, com suas estreias como produtores e artistas atuantes na cena cultural paulistana.
A Mostra contará com a presença de importantes instituições e organizações parceiras, como Museu da Imigração, Unibes Cultural, MASP, Nebulosa Selo, Boutique Filmes, Santa Marcelina Cultura, British Council (Conselho Britânico), Aldeia do Futuro, Fundação Bienal de São Paulo, Itaú Cultural, Casa Museu Ema Klabin e Instituto Poiesis. Durante o encontro, os jovens terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos, ampliar redes de contato e dialogar com o setor cultural.
A proposta é evidenciar o protagonismo juvenil na construção de uma cidade plural, inovadora e culturalmente viva. Entre os principais eixos do evento estão:
- Economia Criativa, a partir da gestão cultural e das expressões populares;
- Inclusão e Diversidade, representadas em festivais e linguagens de diferentes territórios e origens;
- Cultura Participativa, com saraus, mostras de curtas, gastronomia, brechós e ocupações artísticas que revelam a cidade como um espaço em constante transformação.
A programação também valoriza expressões culturais originadas nas periferias, hoje reconhecidas como símbolos de resistência, como as Batalhas de Rima espalhadas por diversas regiões, o Pagode da 27 (no Grajaú) e o Festival de Samba Saudosa Maloca. A Mostra ainda apresenta referências de grandes festivais multiculturais que movimentam a capital, como a Mostra de Cinemas Africanos, as festas italianas tradicionais, o Festival de Cultura Coreana e o Festival de Comidas do Mundo.
Sobre o Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC)
Criado em 2008 no Centro Cultural da Juventude, o PJMC é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Consolidado como a maior política pública de formação cultural voltada às juventudes na América Latina, o programa oferece formação prática e teórica em gestão e produção cultural para jovens de 18 a 29 anos, com atuação direta em equipamentos e departamentos da Secretaria.
Sua continuidade foi garantida pela Lei nº 14.968/09, regulamentada pelo Decreto nº 51.121/09, que estabelece as diretrizes e procedimentos do programa. Ao longo de 15 anos, o PJMC tem promovido a inserção dos jovens na vida cultural da cidade, incentivando o desenvolvimento de projetos artísticos, a participação em eventos e o diálogo com áreas como patrimônio, leitura, artes visuais, cultura popular e temas contemporâneos, incluindo questões ambientais e climáticas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk