Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026 | Horário: 13:38
Compartilhe:

13ª reunião ordinária do Conter debate nomeações de mandato e ações para 2026

O encontro reuniu representantes de entidades públicas e privadas para tratar de pautas voltadas às políticas de trabalho, emprego e renda no município de São Paulo.

Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, foi realizada a 13ª Reunião Ordinária do Conter – Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, em formato híbrido na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, na região central. O encontro reuniu representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empregadores para o debate de temas estratégicos relacionados às políticas públicas de trabalho, emprego e geração de renda na capital paulista.

A reunião foi aberta pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart. Um dos destaques foi a atualização sobre as nomeações para o mandato 2026-2030. O grupo acompanhou as indicações das entidades e a publicação oficial das portarias pela Prefeitura de São Paulo. Além disso, começaram a organizar a eleição da nova presidência, que ficará à frente do conselho pelos próximos dois anos.

O encontro também foi oportuno para anunciar o retorno da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ao grupo. A entidade aceitou o convite para representar o setor dos empregadores, reforçando a união entre governo, empresas e trabalhadores nas decisões para a cidade.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações dos programas e serviços de empreendedorismo de São Paulo. O convidado João Melo, da ADE SAMPA, órgão vinculado à secretaria, que detalhou as atividades da agência nos últimos anos. Foi mostrado como o órgão tem trabalhado para fomentar novos negócios e apoiar os empreendedores locais.

O cenário da educação profissional na cidade também ganhou atenção com a apresentação de um estudo feito pelo DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O levantamento trouxe dados importantes para embasar as próximas políticas de qualificação profissional do município. No campo regulatório, o conselho definiu prazos para o envio de sugestões à revisão da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, que serão encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego.

As ações do Conter podem ser acompanhadas via site da SMDET neste link.

Funter

O Conter ainda é responsável por orientar e controlar o Funter - Fundo Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que tem a finalidade de financiar programas, projetos, ações e serviços do Sine, bem como custear as despesas com organização, implementação, manutenção, modernização e gestão deste sistema.

O Fundo Municipal é vinculado e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria do Trabalho, e acompanhado pelo Conter. O Conselho é composto por 12 membros titulares em igual número de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público.

collections
Galeria de imagens