Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura de SP e Fatec Tiradentes firmam parceria para o mapeamento da identidade gastronômica de regiões da cidade
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, assinou na última quarta-feira, 11 de fevereiro, um termo de cooperação com o Centro Paula Souza, por meio da Fatec Tiradentes para a expansão do Guia Identidade Gastronômica Paulistana. A parceria, que é inédita entre as partes, terá vigência de 24 meses.
O desenvolvimento de pesquisas será realizado por alunos do curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos. As turmas serão responsáveis por realizar pesquisas de campo para mapeamento, descrição e identificação de estabelecimentos na cidade, iniciando pelo bairro Santana.
Além da caracterização de elementos que compõem a identidade gastronômica de regiões da cidade, o resultado do trabalho ajudará na produção de dados que orientem políticas públicas ao setor, construídas com o apoio do Observatório da Gastronomia.
O Projeto Identidade Gastronômica Paulistana também conta com o apoio de estudantes da Universidade Anhembi Morumbi, que destacaram os principais pontos culinários da região central. Disponibilizado por e–book, o material contempla os distritos da Sé, República, Bela Vista e Liberdade. A seleção inclui restaurantes, confeitarias, pastelarias, cafetarias, empórios, padarias, sorveterias e bares.
“É muito importante a parceria entre o poder público e instituições de ensino, principalmente na análise desse expressivo setor de São Paulo. Além da geração de oportunidade e renda, compreender a gastronomia paulistana revela a história e a cultura da cidade, o que também contribui na formulação de políticas públicas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Sobre o Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo trabalha em estreita colaboração com todos os segmentos da cadeia do alimento, visando fortalecer aspectos como economia, cultura, segurança alimentar, turismo gastronômico e sustentabilidade.
Este colegiado estabelece parcerias em diverso níveis e busca posicionar São Paulo como uma capital global da gastronomia, utilizando comitês temáticos para gerar soluções relevantes e inovadoras. Entre as realizações do Observatório da Gastronomia constam o projeto Identidade Gastronômica Paulistana e o Prêmio de Gastronomia Social, cuja primeira edição aconteceu em 2023.
Sobre o Guia Identidade Gastronômica Paulistana
Iniciativa do Observatório da Gastronomia que mapeia e descreve os estabelecimentos gastronômicos da cidade de São Paulo, dentre bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, entre outros. A pesquisa é consolidada em um e-book, que pode ser acessado gratuitamente pela população.Uma edição foi lançada em 2024, analisando os estabelecimentos da região do Centro Histórico da Capital.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
