Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias

Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025 | Horário: 16:05
Compartilhe:

Novo Polo Gastronômico fortalece empreendedorismo na capital com culinária afro-brasileira

SEDP participa da iniciativa em parceria com a Secretaria de Cultura

A Biblioteca Mário de Andrade, na República, foi o local escolhido para a instalação do Kitanda Café, o quarto Polo Gastronômico entregue por iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Comandado pela chef, pesquisadora e autora Priscila Novaes, o espaço oferece um cardápio focado na comida afro-brasileira, com opções de café e pratos executivos, valorizando ingredientes orgânicos e saberes ancestrais. “A escolha veio de uma busca por identidade, antes de tudo. Quando eu estudei gastronomia, eu não encontrava ali o que sempre esteve dentro da minha casa, o que meu pai cozinhava, o que minha mãe fazia, o que minhas tias preparavam”, comenta.  

Segundo a SEDP, o novo espaço representa um avanço no sentido de ampliar as oportunidades de renda e trabalho para empreendedores da capital paulista, ao mesmo tempo que incentiva a ocupação dos espaços culturais pelas pessoas.  

Vale ressaltar que a iniciativa faz parte de um plano mais amplo, que inclui a publicação do edital de licitação para a instalação de 29 polos gastronômicos em 24 equipamentos culturais do município. Além da Biblioteca Mário de Andrade, estão em funcionamento espaços com o mesmo modelo no Centro Cultural Penha, Centro Cultural Tendal da Lapa e Centro Cultural Vila Itororó.  

Priscila comemora o incentivo do município de São Paulo para que pequenos negócios possam florescer. “Para um pequeno empreendedor, ter acesso a um espaço como este é algo raro. Eu estou na segunda maior biblioteca do país, em uma região bem localizada, no centro da cidade. Isso, por si só, já muda tudo. Mas, sem a Prefeitura, seria inviável lidar com todos os trâmites e custos necessários para ocupar um espaço desse porte”, avalia a permissionária.  

O Kitanda Café funciona todos os dias, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 18h, com entrada pela Avenida São Luís, nº 235, na República. 

Foto: Comunicação SEDP

collections
Galeria de imagens