Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026 | Horário: 12:22
Compartilhe:

Prefeitura entrega Marquise do Ibirapuera totalmente revitalizada

Espaço passa a contar com áreas de esporte, lazer e convivência para todos

A Prefeitura de São Paulo realizou, no último sábado (24), a reabertura da Marquise do Ibirapuera. Fechada desde 2019, a área passou por uma revitalização completa, recuperando sua função original de integração, convivência e acesso democrático ao lazer da população. 

O modelo de concessão do Parque Ibirapuera, coordenado pela Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP), é mais um exemplo positivo de contribuição para a melhoria de equipamentos públicos e serviços à população da capital.  

O processo de requalificação da Marquise José Ermírio de Moraes foi conduzido pela concessionária Urbia, responsável pelo Parque Ibirapuera desde 2020, com investimento superior a R$ 86,9 milhões da Prefeitura de São Paulo. Com mais de 27 mil metros quadrados, o espaço recebeu melhorias no forro e na estrutura, incluindo pilares, vigas e lajes, além de impermeabilização, sistema de drenagem, platibanda, piso e iluminação. 

A entrega marca uma mudança significativa na forma de uso do local. Um novo decreto, publicado em 21 de janeiro de 2026, regulamenta a ocupação da área e libera atividades esportivas anteriormente proibidas por norma de 2003, que restringia o uso apenas à caminhada. 

Com a nova regulamentação, a Marquise passa a contar com trechos exclusivos para skate, patins e ciclismo BMX, que ocupam 3,6 mil metros quadrados, além de um espaço de aproximadamente 700 metros quadrados destinado às crianças, equivalente a quase 20% da área útil. 

O decreto também estabelece diretrizes para a preservação da estrutura, limita o uso de bicicletas com aro superior a 16 na área infantil, define volume máximo para caixas de som e regula a realização de eventos de pequeno porte, em conformidade com o Plano Diretor do Parque Ibirapuera. As regras de uso foram definidas por meio de diálogo entre o conselho gestor do parque, a concessionária e os usuários, com o objetivo de organizar o espaço de forma compartilhada e harmoniosa. 

O funcionamento do espaço acompanha o horário do Parque, das 05h às 00h, e o espaço mantém conexão direta com outros equipamentos do Ibirapuera, como o Museu de Arte Moderna, a Oca e o Museu Afro Brasil. 

Foto: Prefeitura de São Paulo

collections
Galeria de imagens