Secretaria Municipal de Habitação

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo apresenta políticas habitacionais a comitiva do Governo da Índia

Delegação do Estado de Maharashtra conheceu programas municipais e visitou empreendimento do Pode Entrar em construção na região central
Integrantes da Comitiva do Governo do Estado de Maharashtra junto da equipe de SEHAB posam lado a lado para foto em gramado em frente ao empreendimento Bresser VI

A Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), recebeu nesta sexta-feira (16) uma comitiva do Governo do Estado de Maharashtra, na Índia, para uma agenda institucional dedicada à troca de experiências sobre políticas públicas de habitação social, desenvolvimento urbano e soluções de moradia centradas na comunidade.

O encontro, realizado no gabinete da SEHAB com a participação do Consulado-Geral da Índia em São Paulo, teve como objetivo apresentar as principais diretrizes da política habitacional do município. Durante a reunião, a equipe técnica da Secretaria apresentou o Pode Entrar, um modelo inovador de política habitacional, desenvolvido pela atual gestão da capital, para ampliar e facilitar o acesso das famílias de baixa renda ao sistema habitacional do município. O programa atua por meio de mecanismos de incentivo à produção de Habitação de Interesse Social, incluindo a requalificação e aquisição de imóveis privados, além de modalidades de financiamento e locação social subsidiados, garantindo atendimento definitivo às famílias beneficiárias.

Também foram abordados temas como urbanização e requalificação de áreas consolidadas, parcerias público-privadas (PPPs), participação comunitária, habitação acessível e estratégias de desenvolvimento urbano sustentável; desafios comuns a grandes metrópoles no Brasil e no mundo.

Na sequência, a comitiva realizou visita técnica ao Residencial Bresser VI, empreendimento em fase final de obras, viabilizado pelo programa Pode Entrar Entidades. Localizado na região central da cidade, o projeto exemplifica a estratégia do Município de ampliar a oferta de moradia social em áreas bem localizadas, com acesso à infraestrutura urbana, serviços públicos e transporte coletivo, e tem previsão de entrega para março.

Para o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, o intercâmbio reforça o protagonismo da capital paulista no debate habitacional internacional.
“São Paulo tem avançado de forma consistente na construção de soluções habitacionais integradas, inclusivas e sustentáveis. Receber uma delegação internacional interessada em conhecer nossos programas, como o Pode Entrar, reforça que a cidade vem se consolidando como referência em políticas públicas de habitação para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

A visita evidencia o reconhecimento internacional das políticas habitacionais desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo e reafirma o papel da capital como referência no intercâmbio de boas práticas em habitação social e desenvolvimento urbano entre grandes cidades globais.

collections
Galeria de imagens