Secretaria Municipal de Habitação
Prefeitura de São Paulo realiza posse dos novos membros do Conselho Municipal de Habitação
A Prefeitura de São Paulo realiza nesta quinta-feira (18), às 17h, a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Habitação (CMH), para a 9ª gestão (2025–2027). O evento acontece na sala do conservatório da Praça das Artes, no Centro.
O CMH desempenha um papel fundamental nas deliberações sobre a política habitacional da capital, incluindo a destinação de recursos para a construção de novos conjuntos habitacionais, a regularização fundiária, a urbanização de favelas e a avaliação da gestão dos programas e projetos aprovados. Entre os 93 membros do Conselho, sendo 48 titulares e 45 suplentes, estão representantes do poder público, dos movimentos populares e da sociedade civil.
Para o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, o trabalho do CMH é decisivo para assegurar que as políticas públicas de moradia atendam às reais necessidades da população e garantam o uso responsável dos recursos públicos.
“O Conselho Municipal de Habitação é um pilar fundamental para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva. A participação popular no processo de tomada de decisões é essencial para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de maneira eficiente e que as políticas habitacionais atendam de fato às necessidades da população. A posse dos novos conselheiros marca o início de mais uma gestão comprometida com a transparência, a fiscalização e a melhoria contínua da qualidade de vida dos paulistanos.”
A posse dos novos membros do CMH reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a democracia participativa e assegura que as decisões sobre o futuro da habitação popular na cidade sejam construídas de forma coletiva, com a contribuição de diferentes segmentos da sociedade.
Esse novo ciclo do Conselho é resultado de um amplo processo de participação popular. A eleição dos conselheiros do CMH, realizada em 20 de julho, registrou a participação de mais de 67 mil pessoas, que compareceram às subprefeituras e às unidades do Descomplica SP para escolher seus representantes. Ao todo, foram contabilizados 65.634 votos válidos. Três chapas foram eleitas: a chapa 202, com 46.083 votos (69%); a chapa 404, com 7.891 votos (17%); e a chapa 303, com 3.777 votos (8%). As chapas foram organizadas de acordo com os segmentos previstos em edital, reunindo movimentos de moradia e representantes da sociedade civil.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
