Subprefeitura Lapa
Descarte irregular de lixo é crime ambiental e prejudica toda a população
A Subprefeitura Lapa vem enfrentando diariamente o desafio do descarte irregular de lixo, entulho e materiais inservíveis em espaços públicos da região. Além de representar um grave crime ambiental, essa prática compromete a limpeza urbana, sobrecarrega os serviços públicos e traz riscos à saúde de todos.
Nossas equipes de zeladoria urbana atuam de forma incansável na limpeza e recuperação de áreas degradadas. No entanto, é fundamental reforçar que essa realidade não pode ser normalizada.
Descartar resíduos em vias públicas, calçadas, terrenos e praças são ilegais e passíveis de multas que podem chegar a R$ 20 mil, conforme a legislação vigente. Além das sanções legais, o lixo descartado de forma irregular contribui diretamente para a ocorrência de enchentes, entupimento de bocas de lobo, proliferação de vetores como ratos e insetos, e degradação do espaço urbano.
Para facilitar o descarte correto de resíduos, a nossa região conta com dois Ecopontos:
- Ecoponto Viaduto Antártica – Rua Gustavo Willi Borghoff
- Ecoponto Vila Jaguara – Rua Agrestina
Os Ecopontos são locais preparados para receber gratuitamente pequenos volumes de entulho, móveis velhos, restos de poda e recicláveis, oferecendo uma alternativa segura e ambientalmente adequada.
Estamos intensificando as ações de fiscalização e limpeza, mas a colaboração da população é essencial para mantermos nossa cidade limpa e sustentável. Ao presenciar um descarte irregular, denuncie de forma anônima pelo telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk