Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025 | Horário: 12:48
Compartilhe:

Conheça os eleitos da sociedade civil para o Grupo de Gestão da Operação Urbana Bairros do Tamanduateí

Eleição realizada no último domingo (14) definiu as cadeiras de moradores e trabalhadores do perímetro de adesão; assembleia elegeu representantes de entidades

A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), divulgou nesta terça-feira (16) o resultado oficial da eleição dos representantes da sociedade civil que vão compor o Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (OUCBT) durante o Biênio 2026-2028. Acesse o Diário Oficial

Realizada no Descomplica SP Ipiranga neste último domingo (14), a eleição contabilizou 1.130 votos de moradores e trabalhadores da região da Operação Urbana, incluindo votos válidos, brancos e nulos. Em disputa estavam 2 vagas (2 titulares e 2 suplentes) para representantes de moradores do perímetro de adesão da Operação Urbana e 1 vaga (1 titular e 1 suplente) para representante de trabalhador de empresa instalada na área. 

Confira os resultados abaixo:  

Moradores 

Candidatos eleitos: 

David Carlos Silva Garcia — 382 votos → Eleito – Titular 
Hélia de Almeida — 98 votos → Eleita – Titular 
Isabel Cristina dos Santos — 14 votos → Eleita – Suplente 
Kelly Maiara de Loiola — 11 votos → Eleita – Suplente 

Votos em branco — 13 
Votos nulos — 10 

 

Trabalhadores 

Candidatos eleitos: 

Jurandy de Souza — 435 votos → Eleito – Titular 
Bertulina Pereira Medrado — 50 votos → Eleita – Suplente 

Votos nulos — 7 votos 
Votos em branco — 7 votos 

 

ASSEMBLEIA DE ENTIDADES

No sábado (13), também no Descomplica SP – Ipiranga, ocorreu assembleia de entidades que definiu os representantes únicos de “Entidades Acadêmicas ou de Pesquisa” e “Organizações Não Governamentais (ONGs)” 

 
Entidades acadêmicas ou de pesquisa com atuação pertinente à OUCBT 

Após composição única, a Chapa USJT + IAB foi declarada eleita para o segmento, sem necessidade de votação, conforme previsto no edital.

Chapa USJT + IAB 
Titular: Elisa Ramalho Rocha 
Suplente: Marlon Rubio Longo 

 

Organizações Não Governamentais (ONGs) 

Neste segmento o Instituto Fabi Dias recebeu 11 dos 13 votos válidos e conseguiu se eleger: 
 
Instituto Fabi Dias – 11 votos → Eleito 
Titular: Paulino Portela da Costa Filho 
Suplente: Fabiana de Souza 

 
Para o setor Entidades Empresariaisnão houve necessidade de assembleiaO segmento teve apenas uma chapa inscrita e a vaga foi automaticamente preenchida  com a homologação da candidatura da Associação Comercial de São Paulo. A entidade terá como representantes a titular Beatriz Messeder Sanches Jalbut e o suplente Eduardo Della Mana. 

 

Operação Urbana Bairros do Tamanduateí e seu Grupo de Gestão

Instituída pela Lei nº 18.079/2024, a OUCBT estabelece um conjunto de ações integradas para enfrentar desafios históricos da região — marcada pela presença industrial, barreiras físicas e baixa oferta de áreas verdes — e promover um novo ciclo de desenvolvimento urbano. A formação de seu Grupo de Gestão reforça a participação social e a transparência na definição de prioridades e no acompanhamento da aplicação dos recursos arrecadados por esta Operação Urbana. 

A legislação determina que cada Operação Urbana tenha um Grupo de Gestão. No caso da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí, esse grupo é formado por 18 integrantes, sendo 9 representantes do poder público e 9 da sociedade civil. No caso deste último, 6 vagas são definidas por eleição/assembleia e outras três através de indicação de conselhos (2 do Conselho Participativo Municipal e 1 do Conselho Municipal de Habitação).

collections
Galeria de imagens