Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Prefeitura abre nova consulta pública para receber propostas sobre saneamento em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com apoio técnico do ONU-Habitat, acaba de dispomibilizar nova consulta pública on-line para a atualização do Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI). O objetivo é receber propostas e soluções para o saneamento na cidade de São Paulo. As contribuições podem ser enviadas até 2 de março. Clique aqui para participar.
A participação da população é um eixo central do processo, pois possibilita incorporar o conhecimento dos moradores sobre os desafios do dia a dia e as potencialidades dos territórios, fortalecendo a construção de um plano mais alinhado à realidade da cidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na plataforma, os participantes são convidados a responder a duas perguntas: a primeira trata do que São Paulo precisa fazer para garantir o saneamento para todas as pessoas; a segunda aborda quais ações podem tornar os serviços de saneamento ambiental universais e equitativos nos próximos anos.
As contribuições recebidas irão subsidiar a formulação de diretrizes, programas e ações do PMSAI, que orientarão as políticas públicas de saneamento ambiental do município pelas próximas duas décadas, incluindo temas como:
• Acesso aos serviços
• Qualidade e regularidade do abastecimento de água
• Coleta e tratamento de esgoto
• Prevenção de alagamentos e enchentes
• Gestão adequada de resíduos sólidos
• Educação Ambiental
• Fortalecimento da governança do setor
Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado
O plano será o principal instrumento de planejamento estratégico e gestão integrada dos serviços de saneamento básico no município de São Paulo. Sua elaboração está a cargo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Coordenadoria de Segurança Hídrica, com o apoio do Comitê Municipal de Segurança Hídrica (CMSH).
O desenvolvimento do plano considera os desafios crescentes impostos pelas mudanças climáticas, que têm intensificado a frequência de eventos extremos e reforçado a urgência de garantir a segurança hídrica da cidade.
Além do Plano de Saneamento, o ONU-Habitat também apoia a Prefeitura de São Paulo na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que irá lidar a falta de dados sobre a coleta informal de recicláveis, a inclusão social dos catadores, a modernização da coleta de resíduos e a ampliação dos sistemas de logística reversa no município.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
