Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Programas municipais consolidam 2025 como ano decisivo para o retrofit no centro de São Paulo

Ao longo de 2025, São Paulo avançou de forma significativa na transformação do centro histórico por meio de políticas de retrofit. A cidade intensificou a recuperação de edifícios antigos, estimulando novos usos para imóveis antes vazios ou subutilizados e ampliando a oferta de moradias. A estratégia articula instrumentos normativos, incentivos fiscais e apoio financeiro direto, consolidando a reocupação das áreas centrais como eixo para uma cidade mais viva, integrada e sustentável.
Esse movimento integra a estratégia conduzida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), que tem como principais pilares o Programa Requalifica Centro e o Programa de Subvenção Econômica. As iniciativas vêm contribuindo para a redução da ociosidade imobiliária e para o fortalecimento da presença residencial, econômica e de serviços na região central.
Atualmente, 48 edifícios estão em processo de requalificação urbana, com predominância de uso residencial (40). Desse total, nove empreendimentos já concluíram as obras de retrofit.
Requalifica Centro impulsiona retrofit e amplia moradia no coração de São Paulo
Criado pela Lei nº 17.577/2021, o Requalifica Centro é o principal programa da Prefeitura de incentivo ao retrofit de edifícios antigos no Centro. O programa oferece benefícios como isenção ou remissão de IPTU, isenção de ITBI, redução de ISS e simplificação de procedimentos para imóveis construídos até 1992, localizados em um perímetro de 6,4 km².
O objetivo é adaptar essas edificações a novos usos — especialmente residenciais — ampliando a oferta de moradia em áreas bem servidas por transporte, infraestrutura e serviços. O retrofit permite modernizar as estruturas e sistemas dos edifícios, preservando características arquitetônicas e reduzindo impactos ambientais, já que evitam demolições.
Subvenção Econômica amplia a viabilidade dos projetos
Para dar ainda mais impulso a essas iniciativas, a Prefeitura consolidou em 2025 o Programa de Subvenção Econômica, que oferece apoio financeiro direto às obras de retrofit. Previsto na Lei nº 17.844/2022 e regulamentado pelo Decreto nº 64.092/2025, o programa pode financiar até 25% do custo das intervenções.
Com investimento total previsto de R$ 1 bilhão, a política prioriza a produção habitacional no Centro. Do total de recursos, 60% são destinados a projetos de Habitação de Interesse Social (HIS-1 e HIS-2), 15% à Habitação de Mercado Popular (HMP), 15% a empreendimentos habitacionais de outras faixas de renda e 10% a projetos não residenciais.
Entre 2023 e 2025, foram lançados três chamamentos públicos, que somam R$ 400 milhões em recursos. O 3º chamamento, lançado neste ano, contemplou 16 projetos, entre eles, empreendimentos de habitação social e prédios históricos, como o Copan, o Martinelli e o antigo prédio da Telesp.
Avanços registrados em 2025
Ao final de 2025, os programas de retrofit apresentam resultados consolidados:
-
48 edifícios em processo de requalificação urbana, sendo 27 projetos aprovados pelo Requalifica Centro e 31 empreendimentos credenciados na Subvenção Econômica;
-
10 projetos participam simultaneamente dos dois programas;
-
33 empreendimentos destinados ao uso residencial para qualquer faixa de renda (R2V), 7 para Habitação de Interesse Social (HIS) e 8 para uso comercial (hospedagem e escritórios)
-
As iniciativas impulsionam a requalificação de edifícios que somam 5.149 moradias;
-
Nove edifícios já concluíram as obras e receberam Certificado de Conclusão de Requalificação;
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
