Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Marcelo Rubens Paiva é o embaixador da 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência promovida pela Prefeitura de São Paulo

Autor se une à feira para apoiar a valorização de escritores com deficiência e a diversidade na literatura

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, anuncia nesta sexta-feira (12) Marcelo Rubens Paiva como embaixador da 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência (FLIPED), que será realizada de 19 a 21 de setembro no Centro Cultural São Paulo, localizado na Rua Vergueiro nº1.000 - Liberdade. 

Marcelo foi músico até os 20 anos, formado em violão clássico pelo Conservatório Magda Tagliaferro e FAPART, tendo participado de shows universitários e do Primeiro Festival da TV Cultura. Após o acidente que lesionou sua medula, afastou-se da música e se dedicou à vida literária. 

Também compôs músicas para a banda IRA!, Kiko Zambianchi, Mitar “Suba” Subotic (no projeto São Paulo – Confession) e para o projeto Poema Combate. 

É autor do livro Ainda Estou Aqui (vencedor do Prêmio Jabuti de 2025), que inspirou o filme homônimo, ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano. 

No dia 19 de setembro, às 14h, Marcelo Rubens Paiva também sobe ao palco para a abertura da FLIPED com a banda Lost in Translation. 

Há três anos na estrada com apresentações no Blue Note SP e RJ, Teatro Mooca e entre outros, Marcelo Rubens Paica e banda Lost in Translation se aprimora e emociona, com seu setlist de rocks e folks que fizeram a cabeça de gerações.  

FLIPED 
A 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência, a FLIPED, tem o objetivo de promover a produção literária de pessoas com deficiência e valorizar obras que abordem essa temática. O evento também busca estimular a inclusão, a acessibilidade e a diversidade no universo literário, oferecendo um espaço para autores apresentarem suas obras, realizarem vendas, sessões de autógrafos e interagirem diretamente com o público. 

Além disso, a FLIPED contará com palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais, criando oportunidades de aprendizado, troca de experiências e incentivo à leitura para todos os públicos. A feira é aberta e inclusiva, garantindo recursos de acessibilidade comunicacional, como interpretação em Libras, audiodescrição e materiais em formatos acessíveis, para que todas as pessoas possam participar plenamente. 

A FLIPED é realizada em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Economia Criativa e de Educação, com o apoio da Academia Paulista de Letras.  

collections
Galeria de imagens