Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Prefeitura de São Paulo assina contrato para implantação dos Centros TEA nas zonas Leste e Oeste
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), assinou nesta terça-feira (16) a contratação da SPObras, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), para a implantação dos Centros Municipais para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas zonas Leste e Oeste da capital. Com investimento de R$ 119,3 milhões, os novos equipamentos têm previsão de entrega à população em até 24 meses, contados a partir da emissão da ordem de início dos serviços.
O contrato prevê a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura, incluindo a realização de topografia, sondagem, estudos preliminares e análise de solo, além da elaboração do material preparatório, abertura e condução do processo licitatório, contratação e gerenciamento das obras e dos projetos executivos necessários para viabilizar a implantação dos dois novos centros TEA.
O Centro TEA da Zona Leste será implantado em terreno localizado na Avenida Itaquera, s/nº, com área total de 7.500,00 m², do lado oposto à Escola Estadual Professor Amador Arruda Mendes. Já o equipamento da Zona Oeste será construído na Avenida Eliseu de Almeida, s/nº, em um terreno com 8.736,00 m², ao lado do Parque Luís Carlos Prestes.
O Programa de Metas da Prefeitura 2025–2028 da atual gestão municipal prevê, ainda, a construção de um Centro TEA na zona Sul, ampliando a cobertura para todas as regiões da cidade e garantindo que mais pessoas com autismo e seus familiares tenham acesso ao atendimento.
Referência inaugurada em 2025: Centro TEA da Zona Norte deu o pontapé na ampliação ao cuidado e a inclusão
Em abril de deste ano, a Prefeitura de São Paulo inaugurou na Zona Norte o primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Centro TEA) da América Latina, um equipamento público inovador que representa um marco na política de inclusão da cidade. Batizado de Centro TEA “Dra. Marina Magro Beringhs Martinez”, em homenagem à procuradora e mãe atípica que dedicou grande parte da sua vida à defesa dos direitos sociais, o espaço foi inaugurado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (03/04) reforçando o compromisso da gestão municipal com o acolhimento e a autonomia das pessoas com TEA e de suas famílias.
Localizado no bairro de Santana, o Centro TEA da Zona Norte foi concebido para ser muito mais que um local de atendimento tradicional, privilegia um ambiente acolhedor e multifuncional que inclui piscina coberta, quadra esportiva, oficinas de música, dança, teatro e pintura, além de uma casa mobilhada para o desenvolvimento de habilidades de autocuidado. Com cerca de 5,8 mil m² de área construída, o equipamento oferece atividades e serviços integrados que visam estimular a socialização, o bem-estar e o fortalecimento dos vínculos familiares de forma qualificada e contínua.
Desde a sua inauguração, o Centro TEA da Zona Norte tem se destacado como um ponto de referência na atenção ao autismo e já realizou mais de 100 mil atendimentos multiprofissionais. A experiência pioneira da unidade reforça a importância de ampliar esses serviços por toda a cidade, alinhada ao compromisso de entregar mais Centros TEA nas demais regiões de São Paulo.
Assessoria de Comunicação - SMPED
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.
