Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Exibindo 1 para 1 de 3
Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026 | Horário: 10:18
Compartilhe:

Prefeitura lança nesta sexta-feira o Samba com as Mãos 2026, projeto que promove inclusão e acessibilidade no Carnaval de São Paulo

Ação garante a participação de pessoas surdas e com deficiência auditiva no maior Carnaval do Brasil

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), realiza nesta sexta-feira (30) o lançamento de mais uma edição do Samba com as Mãos. O projeto promove a tradução, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), dos sambas-enredo de todas as escolas de samba dos grupos Especial e Acesso I do Carnaval de São Paulo. 

Tradicionalmente, o evento de lançamento acontece na quadra da escola campeã do carnaval do ano anterior. Em 2026, a celebração será realizada na casa da Rosas de Ouro, a partir das 21h30 desta sexta-feira (30), na Rua Coronel Euclides Machado, nº 1066, no bairro do Limão, próximo à Ponte da Freguesia do Ó. 

O Samba com as Mãos consiste na gravação de vídeos em que intérpretes traduzem os sambas-enredo do Carnaval de São Paulo em Libras. O conteúdo será disponibilizado nas redes sociais da SMPED (@smpedsp no Instagram, Facebook e YouTube), seguindo a ordem oficial dos desfiles, e exibido em televisores instalados no Sambódromo do Anhembi durante os dias de apresentação das escolas. 

Considerando que as composições utilizam palavras de origem africana, expressões populares e referências específicas de cada agremiação, todo o processo é desenvolvido a partir de uma pesquisa aprofundada. O trabalho é realizado em parceria com os autores das letras, integrantes das escolas de samba, intérpretes e pessoas surdas, assegurando que os significados sejam preservados e corretamente contextualizados. 

Os desfiles acontecem nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, que contará com atendimento ao público por meio de intérpretes de Libras durante os dias de apresentação, além de audiodescrição, recurso que transforma informações visuais em descrições faladas, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão acompanhem os desfiles. 

Serviço – Lançamento Samba com as Mãos 2026 
Data: 30 de janeiro (sexta-feira) 
Horário: A partir das 21h30 
Local: Quadra da Rosas de Ouro 
Endereço: Rua Coronel Euclides Machado, nº 1066 – Limão (Ponte da Freguesia do Ó)
*Para acessar o evento, recomenda-se verificar previamente a programação e os valores junto à Escola de Samba Rosas de Ouro

Assessoria de Comunicação - SMPED

collections
Galeria de imagens