Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Promovida pela Prefeitura de São Paulo, a 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência começa amanhã (19)
Em celebração ao Setembro Verde, mês dedicado à luta pela inclusão das pessoas com deficiência, a Prefeitura de São Paulo inicia amanhã (19) a 1ª Feira Literária da Pessoa com Deficiência (FLIPED) no Centro Cultural São Paulo, localizado na Rua Vergueiro, nº1.000 - Liberdade.
Produzida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a FLIPED tem como objetivo incentivar a produção literária de pessoas com deficiência e valorizar obras que abordam essa temática. O evento fortalece a inclusão, a acessibilidade e a diversidade no universo literário, oferecendo um espaço para que autores mostrem suas obras, realizem vendas, participem de sessões de autógrafos e interajam diretamente com o público.
A abertura acontece às 14h com a presença do escritor e embaixador da FLIPED, Marcelo Rubens Paiva, que sobe ao palco com a banda Lost In Translation. O show traz um repertório que passeia entre o rock e o folk, além da declamação de trechos do livro Ainda Estou Aqui, obra que inspirou o filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano.
Durante o evento, o público também poderá participar de encontros com autores, conhecer suas obras, trocar experiências, conversar de perto e garantir autógrafos. Entre as atrações, jovens escritores com síndrome de Down, do Programa de Autodefensores e Autogestores do Instituto Simbora Gente, apresentam o projeto colaborativo “Vamos Montar Uma Banda”, que celebra a diversidade de sentidos, a criatividade e a potência das histórias compartilhadas.
A autora e ilustradora surda, Viviane Midori, apresenta a coleção Varinha Libras, que são histórias que exploram o universo surdo com aventuras, descobertas e ilustrações encantadoras
Das 16h às 18h, acontece uma oficina voltada para pessoas com deficiência e autismo, ministrada pela roteirista, produtora e diretora Giulia Nascimento, onde os participantes terão a oportunidade de dar os primeiros passos na criação de um pequeno conto.
No foyer do CCSP, haverá estandes de diversas editoras oferecendo uma ampla variedade de obras acessíveis e relacionadas à temática da pessoa com deficiência. Entre elas, estarão a Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Editora Quatro Cantos, entre outras. Os estandes funcionarão até às 20h.
A FLIPED conta com a parceria das pastas de Cultura e Economia Criativa, Educação, além do apoio da Academia Paulista de Letras e da Academia de Contação de Histórias. A programação completa, que vai até domingo (21), está disponível na página da SMPED: https://prefeitura.sp.gov.br/web/pessoa_com_deficiencia
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.