Subprefeitura Pinheiros
Prefeitura de SP lança projeto para requalificar o Largo da Batata após recuo em parceria com a Pepsico
A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) abriu, nesta sexta-feira (15), um chamamento público para selecionar uma organização social que ficará responsável pelo projeto de requalificação do Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. As entidades selecionadas deverão elaborar estudos preliminares e o projeto básico para o novo formato do espaço, que abrange uma área de 69,9 mil metros quadrados.
O projeto vencedor será financiado com recursos privados, através de um acordo de cooperação. A iniciativa visa solucionar os problemas apontados por frequentadores da região, como a falta de arborização, a má conservação das calçadas, a iluminação pública deficiente, o acúmulo de lixo e a falta de zeladoria. O chamamento público também exige que as propostas considerem o enterramento da fiação, a adaptação do espaço para eventos culturais e esportivos e a valorização do patrimônio histórico do local.
Este novo plano surge após a prefeitura recuar de um projeto de concessão do largo para a empresa Pepsico no ano passado. A proposta, que previa a criação do "Largo da Batata Ruffles", foi cancelada devido a críticas de que a iniciativa contrariava a Lei da Cidade Limpa.
Detalhes do Chamamento
O prazo para a apresentação das propostas é de 30 dias. Em seguida, uma comissão de avaliação terá 10 dias para analisar os projetos. A participação é exclusiva para organizações sem fins lucrativos, sociedades cooperadas e organizações religiosas com atuação de cunho social.
O projeto de requalificação faz parte da Operação Urbana Faria Lima, um esforço da prefeitura para revitalizar a área. Entre os pontos culturais de destaque no entorno estão a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, o Mercado de Pinheiros e o Monumento à Aldeia de Nossa Senhora de Pinheiros.
As informações são do jornal Folha de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk