O ciclo do Orçamento Cidadão 2027 da Prefeitura de São Paulo inicia a fase de análise de viabilidade técnica das propostas priorizadas pela população e pelos Conselhos Participativos Municipais (CPMs). No período, que vai de 29 de junho a 24 de julho, equipes da Secretaria de Planejamento e Eficiência (Seplan) analisarão as propostas segundo critérios técnicos, jurídicos e/ou orçamentários, considerando recursos de R$ 10 milhões para cada uma das 32 subprefeituras da capital, totalizando R$ 320 milhões no ano.
Após esta fase, entre 9 e 11 de agosto, o cidadão poderá interpor recursos em relação às propostas, os quais serão analisados pelas equipes no mesmo mês. Desde abril, a cidade recebeu contribuições da população para o Orçamento Cidadão 2027. As audiências públicas presenciais em cada uma das 32 subprefeituras aconteceram entre 6 de abril e 5 de maio. O cidadão também apresentou suas propostas online pela plataforma ParticipeMais.
Pelo cronograma, entre 30 de agosto e 30 de outubro, poderão ser feitas indicações de recursos remanescentes dando mais agilidade, transparência e entrega das demandas à população dentro do mesmo ano de exercício. Na Plataforma Participe Mais, entre 3 e 19 de novembro, é apresentada a devolutiva das propostas que serão executadas no ano de 2027.
O Orçamento Cidadão é um processo participativo, realizado anualmente pela Prefeitura de São Paulo, quando cidadãs e cidadãos do município apresentam propostas para serem incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2027).
Link da Plataforma: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/
