Notícia na íntegra
Conjunto Habitacional Domênico Martinelli, no Butantã, é entregue para 161 famílias

Mais de 160 famílias realizaram nesta quarta-feira (24) o sonho da casa própria com a entrega do Conjunto Habitacional Domênico Martinelli, na região do Butantã, na Zona Oeste da capital. O empreendimento entregue pela Prefeitura de São Paulo recebeu um investimento de R$ 35 milhões e foi viabilizado pelo Programa de Urbanização de Favelas para beneficiar pessoas que viviam em áreas de risco da comunidade do Sapé e que, até então, recebiam auxílio aluguel.
"Estamos entregando mais 161 apartamentos no Butantã, na Comunidade do Sapé. Escutamos depoimentos de quem morava à beira do córrego, em um barraco, em um quarto, que saíram de uma situação tão complexa e hoje estão nessas unidades entregues com muita qualidade e muita dignidade. Saber que cada uma dessas 161 famílias terá uma condição de viver feliz, de cuidar dos seus filhos e poder se desenvolver com o sonho da casa própria. Uma entrega de sonhos e de qualidade de vida para cada uma dessas pessoas", destacou o prefeito Ricardo Nunes.
As moradias estão distribuídas em dois condomínios: A, com 79 unidades, e B, com 82 unidades. Cada bloco tem três unidades adaptadas para pessoas com deficiência (PCD).
“Moramos de aluguel por 17 anos e essa moradia foi uma grande conquista para nós. Além de ser próxima ao bairro onde sempre moramos, estamos muito felizes, pois se trata de uma moradia com bom padrão, que vai nos proporcionar uma qualidade de vida melhor”, destaca a enfermeira Ana Jaqueline, 33 anos, que irá morar com a mãe e outros familiares no novo apartamento.
As moradias contam com três tamanhos - 44,95 m², 45,35 m² e 46,37 m², todas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A obra também contemplou a execução de infraestrutura urbana completa nos arredores do conjunto, incluindo redes de água, esgoto, drenagem, pavimentação, canalização e iluminação pública.
"Esta é uma manhã muito feliz para cada um de vocês, que acreditaram no sonho da habitação, da reurbanização da Comunidade do Sapé. Hoje entregamos 161 sonhos de muita gente que já dormiu preocupado com aluguel ou em ter a sua casa, morando de favor ou, muitas vezes, passando aperto. Vocês receberão um lar, um local com dignidade para criar os seus filhos em paz", disse o presidente da Cohab, Diogo Soares.
A entrega faz parte dos avanços da política habitacional da Prefeitura de São Paulo, que, de 2021 até agora, já entregou mais de 13 mil unidades habitacionais, sendo mais de 2 mil apenas neste ano. Outros 43 mil apartamentos seguem em construção na capital, reforçando o maior programa habitacional em andamento no Brasil.
Segundo o secretário Municipal de Habitação, Sidney Cruz, a entrega do Conjunto Domênico Martinelli reforça o compromisso da Prefeitura em oferecer soluções habitacionais seguras e de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade. “Cada entrega representa mais do que tijolos e concreto: simboliza dignidade, cidadania e oportunidade de um futuro melhor. Essas 161 famílias estão abandonando a insegurança das áreas de risco para conquistar um lar definitivo, com infraestrutura adequada e qualidade de vida”, afirmou.
Mãe de Kaique, Ana Clara e Ana Vitória, Cristiana de Jesus Ferreira contou a sua história. "Morei muitos anos de favor até encontrar um quarto pequeno, sem liberdade para nada, mas é melhor estar aqui do que estar na rua. O que não podemos nunca é perder a fé e depois de tanta coisa eu venci. Estou muito feliz, mas parece que ainda não caiu a ficha. Aqui me sinto mais tranquila e confiante. Muito feliz mesmo com a minha família aqui, uma grande vitória na minha vida", disse a nova moradora.
Sobre o Programa de Urbanização de Favelas
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação, tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas, ocupadas desordenadamente e sem infraestrutura. A urbanização é indispensável para a regularização fundiária dessas áreas que, por sua vez, é fundamental para promover a inserção dessa população no contexto legal da cidade. Este é o maior Programa de Regularização Urbanística e Fundiária do país e abrange ainda loteamentos irregulares e precários.
Os objetivos do programa são transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos. O programa também inclui o reassentamento de famílias – em caso de áreas de risco – e a recuperação e preservação de áreas de proteção dos reservatórios Guarapiranga e Billings, além de melhorias habitacionais.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk