Secretaria Municipal de Relações Internacionais
São Paulo apresenta políticas de sustentabilidade na COP30

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Relações Internacionais (SMRI) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA), esteve em Belém do Pará entre os dias 10 e 12 de novembro, para participar da COP-30. Os representantes paulistanos participaram de painéis e debates, sempre levando as experiências já colocadas em práticas na cidade de São Paulo em busca de um mundo mais sustentável e com transição energética.
A secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra, foi uma das painelistas no evento "Descarbonizando a Mobilidade Urbana - Políticas para Cidades Sustentáveis e Inclusivas", realizado no Pavilhão Cidades Resilientes na Zona Azul, espaço oficial das Organizações das Nações Unidas (ONU) durante a conferência.
O painel discutiu como os municípios podem liderar a transição para uma mobilidade urbana de baixo carbono, integrando políticas de descarbonização, eletrificação e incentivo ao transporte coletivo e ativo.
“Temos experiências exitosas, como a eletrificação da frota de ônibus — já são 1.000 veículos elétricos em toda a cidade —, a coleta seletiva que cobre 100% do município e é realizada por 200 caminhões movidos a biometano, além do Aquático. Serão entregues quatro ecoparques, responsáveis pelo tratamento de resíduos e pela redução do lixo enviado aos aterros. Até novembro, chegaremos ao plantio de 120 mil árvores. Também incentivamos o turismo rural e ecológico na Zona Sul, promovemos a Virada ODS, o programa Semeando Negócios e mantemos o compromisso de transformar São Paulo em uma capital verde. Atualmente, já alcançamos mais de 50% de cobertura vegetal. Cada passo rumo a uma cidade mais sustentável tem impacto significativo e pode inspirar outras metrópoles”, destacou Angela.
Durante o evento, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, participou de uma reunião ministerial com a presença de prefeitos e representantes de órgãos e entidades para reforçar o compromisso das cidades com a gestão dos resíduos sólidos e geração de biometano. O encontro consolidou a posição vanguardista da capital paulista com a descarbonização e transição energética.
“A presença de São Paulo na COP30 reforça nosso compromisso com a construção de uma cidade mais resiliente e sustentável, e com a atuação coletiva em prol do Meio Ambiente. Essa é uma pauta democrática e de responsabilidade de todos, que deve ser priorizada na construção das políticas públicas dos governos locais, assim como já tem sido feito em São Paulo”, afirma Ashiuchi.
Além da assinatura, o secretário também participou do encontro “Cidades Verdes Resilientes: Enfrentando o Calor Extremo”, promovido pelo CB27 – Fórum dos Secretários de Meio Ambiente do Brasil, com mediação do secretário nacional de Qualidade Ambiental, além da visita ao primeiro barco movido a hidrogênio da América Latina, e reuniões sobre créditos de carbono, para seguira avançando em sustentabilidade na capital paulista.
Compromisso com a sustentabilidade
Durante sua participação na COP 30, a delegação da capital paulista também participou de reuniões bilaterais, visitas técnicas e de outras agendas, como a visita ao stand Aruanã.AI, na Zona Verde da COP, uma plataforma de inteligência artificial voltada para monitorar e proteger o meio ambiente em tempo real. Essas trocas fortalecem parcerias internacionais para o desenvolvimento de projetos ambientais e de inovação tecnológica.
“A participação de São Paulo em fóruns globais como a COP30 é fundamental para compartilhar nossos avanços e aprender com outras cidades. A prefeitura e todas as secretarias trabalham unidas nesta meta de garantir que as futuras gerações possam viver melhor. São Paulo tem se destacado internacionalmente pelo volume e pela diversidade de ações voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano responsável”, ressaltou a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.
A cidade de São Paulo tem implementado uma série de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Entre as iniciativas estão o Programa de Metas 2025-2028, que inclui diretrizes para a redução de emissões de gases de efeito estufa, o incentivo à mobilidade ativa com a ampliação de ciclovias e a expansão da malha cicloviária, e o fomento ao transporte público limpo, com a incorporação de ônibus elétricos à frota municipal.
Além disso, o município avança na gestão de resíduos sólidos, na ampliação de áreas verdes e na promoção de edificações sustentáveis, reforçando seu compromisso com o Acordo de Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
