Secretaria Municipal de Relações Internacionais
São Paulo reforça vocação para ecoturismo com participação no ABETA Summit

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e do Polo de Ecoturismo de São Paulo, marcou presença no maior evento de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil, o ABETA Summit 2025, destacando o potencial do Extremo Sul da capital paulista.
A participação consolidou a imagem de uma cidade cada vez mais verde, integrada à Mata Atlântica e comprometida com o desenvolvimento sustentável. O evento, realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, reuniu empresários, operadores de turismo, gestores públicos e especialistas em ecoturismo de todo o país.
No estande do Polo, os visitantes puderam conhecer roteiros turísticos que abrangem as regiões de Parelheiros, Marsilac e Bororé, incluindo a Trilha Interparques (a maior do Brasil), parques naturais e experiências em propriedades rurais.
“Nosso estande foi um dos mais movimentados”, disse André Drumond, assessor responsável pela fiscalização da estruturação do Polo de Ecoturismo, destacando a degustação de produtos locais baseados em produtos naturais da Mata Atlântica. “Pudemos nos conectar com atores estratégicos do setor e adquirir novas ideias para o Polo”, completou.
“É a minha segunda participação no evento e constato que a participação do Polo neste ano se deu de forma mais abrangente e expressiva. Nosso estande foi muito frequentado, bem como o dos produtores locais, que além de falar sobre o território, puderam vender seus produtos”, disse Ayrton Lagoas, assessor da SMRI, responsável por representar a Secretaria no Conselho Gestor do Polo e que também participou do evento.
O evento resultou em novas conexões e no interesse de operadores de turismo em realizar fam tours (viagens de familiarização) na região do Extremo Sul. Essas iniciativas abrem portas para parcerias e ampliam a comercialização de experiências e produtos locais. “A participação no ABETA Summit foi estratégica para posicionar São Paulo não apenas como um destino de negócios e cultura, mas também como referência em turismo de natureza e aventura”, afirmou André.
Sobre o Polo de Ecoturismo de São Paulo
Vinculado à SMRI, o Polo de Ecoturismo de São Paulo promove o turismo comunitário, ecológico e sustentável no Extremo Sul da capital, região que abrange duas importantes Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Capivari-Monos e Bororé-Colônia. O projeto integra conservação ambiental, geração de renda e valorização da cultura local, oferecendo ao visitante experiências autênticas em meio à Mata Atlântica ou em propriedades rurais adjacentes.
Sobre o ABETA Summit
Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), o ABETA Summit é o principal fórum do setor no Brasil. Em sua edição 2025, o evento contou com mais de 20 estandes e 65 palestras, reunindo os principais agentes do segmento para discutir tendências, oportunidades e desafios do mercado.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk