Subprefeitura Santo Amaro
Santo Amaro celebra 474 anos de história, tradição e identidade
Descritivo da imagem: 7 pessoas cortando um bolo de aniversário de 4 metros, com o número 474 escrito com frutas. Na foto estão Ricardo Gomes, homem negro e de cabeça raspada, o vereador Gabriel Abreu, homem branco de cabelo grisalho, o Subprefeito Silvio Rocha, homem branco de cabelos claros e óculos quadrado, Deputada Federal Renata Abreu, mulher branca de cabelos castanhos, Chefe de Gabinete Tiago Almeida, homem branco e camisa rosa, Supervisor de Cultura Douglas amparado, homem branco de óculos quadrado e Ricardo Magalhães, homem branco, cabelos castanhos, usando dolmâ de chefe.
Por: Michele Cunha
Em frente à Subprefeitura, o tradicional corte de um bolo de 4 metros deu o tom da celebração e reuniu o subprefeito Silvinho, a deputada federal Renata Abreu, o vereador Gabriel Abreu, empresários locais e a população santamarense.
Durante o evento, a deputada federal Renata Abreu, nascida e criada em Santo Amaro, relembrou passagens marcantes da história local e destacou o papel de sua família ao receber Padre Cícero como hóspede para cuidar de sua saúde, a convite de seu pai, José de Abreu. Na ocasião, centenas de fiéis se reuniam diariamente em frente ao Parque Severo Gomes, em um dos episódios mais simbólicos da religiosidade popular da região.
O vereador Gabriel Abreu destacou o papel fundamental dos comerciantes no desenvolvimento da região e ressaltou o acolhimento como uma das principais características de Santo Amaro. Natural de Itabuna, na Bahia, ele afirmou que o bairro tem a capacidade única de receber pessoas de todos os lugares, que, assim como ele, encontram em Santo Amaro um verdadeiro lar, graças ao carinho e à receptividade de seus moradores.
O subprefeito Silvinho reafirmou o compromisso da gestão com Santo Amaro e destacou os avanços recentes na zeladoria urbana. Segundo ele, a região avançou da 28ª para a 9ª posição entre as 32 subprefeituras da cidade. “Nosso compromisso é cuidar da zeladoria, fortalecer a segurança e garantir que as pessoas possam ir e vir com mais qualidade de vida. Essa é a missão que recebi do prefeito Ricardo Nunes: transformar Santo Amaro na melhor região de São Paulo”, afirmou.
Após as celebrações iniciais, a comitiva seguiu para a Igreja Matriz de Santo Amaro, fundada em 14 de janeiro de 1686, um dos maiores símbolos da identidade santamarense. O santuário tem papel central na história do bairro e representa, junto com o antigo Mercado Municipal, a antiga Prefeitura e a Catedral, um eixo histórico preservado, que mantém vivas as características do núcleo primitivo de Santo Amaro ao longo dos séculos.
Encerrando o dia no Centro Cultural Santo Amaro e a Biblioteca Prefeito Prestes Maia, abertos ao público, receberam autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para a abertura oficial da programação comemorativa.
As celebrações pelos 474 anos de Santo Amaro seguem até o dia 31 de janeiro, com uma agenda especial que valoriza a cultura, a história e a identidade deste território que segue sendo referência de tradição, desenvolvimento e pertencimento na cidade de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk