Subprefeitura

Exibindo 1 para 1 de 1
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025 | Horário: 16:12
Compartilhe:

Largo do Arouche recebe replantio de árvore Chichá

Muda ficará localizada próxima à espécie centernária que caiu em março

O Largo do Arouche, na região central, recebeu nesta sexta-feira (19) o plantio de uma nova muda de Chichá no Largo do Arouche. A ação da Prefeitura marca o restabelecimento de um dos símbolos mais importantes da praça, após a queda do exemplar centenário ocorrida em março deste ano. 

Técnicos da Secretaria Municipal de Subprefeituras, depois de conversar com os moradores e frequentadores da região, optaram por não retirar o tronco da antiga árvore. O remanescente do chichá centenário permanecerá no local como um memorial vivo, atendendo ao desejo da comunidade de preservar a história e a carga afetiva que a espécie representa para o Largo do Arouche. A nova muda foi plantada em um ponto próximo no mesmo endereço.

Novo Paisagismo no Arouche

O plantio do novo Chichá consolida o projeto de revitalização paisagística que começou em outubro no Largo do Arouche, que prioriza a biodiversidade da Mata Atlântica. O Largo do Arouche recebeu uma cuidadosa seleção de espécies nativas, visando o equilíbrio ecológico e a estética urbana:

• Palmito Juçara (Euterpe edulis)

• Gengibre Azul (Dichorisandra thryrsiflora)

• Verbena (Verbena rigida)

• Erva Santa (Aloysia gratissima)

• Maranta Cinza (Ctenanthe setosa)

• Pixirica (Leandra australis)

• Grama São Carlos (Axonopus compressus)

• Vedélia (Wedelia paludosa)

 

As espécies garantem um ciclo contínuo de florescimento ao longo do ano, trazendo cores, aromas e atraindo abelhas, borboletas e beija-flores. O projeto considera o uso do solo, o estudo solar e a manutenção. Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal das Subprefeituras reafirma seu compromisso com a zeladoria urbana que respeita a identidade cultural e ambiental dos bairros de São Paulo.

 

O biólogo da Secretaria Municipal das Subprefeituras, Rodrigo Silva, se emocionou por presenciar o plantio: “É uma felicidade muito grande acompanhar essa renovação de um ciclo da natureza. Esse exemplar é muito especial porque vai ficar no lugar do antigo Chichá que tinha mais de 200 anos de idade e cumpriu a sua função ecológica. Era uma árvore lindíssima e essa também será”.

 

O plantio foi feito pela Prefeitura, em parceria com a sociedade civil, por meio dos movimentos Novas Árvores Por Aí e Pedra 90, que viabilizaram a doação da muda que possui 6 metros de altura. 

 

Nik Sabey, idealizador do Projeto Novas Árvores por Aí, também é otimista sobre a adaptação da nova árvore: “A gente teve muita sorte de encontrar um viveiro parceiro que produz árvores de muita qualidade e ele ter disponível uma muda nesse porte. É uma muda que já está formada. A chance de ela virar uma árvore frondosa e se estabelecer é muito maior”.

 

Para Rogério Crespo, que vive nas imediações do Largo há mais de 57 anos, o replantio é uma maneira de trazer de volta a beleza ao local. “A importância é a beleza. Trazer de volta os pássaros, as maritacas, periquitos e até mesmo os morcegos frutíferos. Vai nos dar alegria em vê-los de volta aqui.  E nós moradores vamos ajudar a cuidar do novo chichá, vamos aguar sempre, nutrientes não vão faltar”. 

O período entre a queda da árvore antiga e o replantio do novo chichá foi necessário para garantir o encaminhamento correto do projeto. Por se tratar de uma área de preservação e relevância histórica, o processo envolveu consultas à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Subprefeitura Sé e Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).

 

collections
Galeria de imagens