Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 | Horário: 16:23
Compartilhe:

São Paulo ampliou projeto com instalação de bituqueiras no Triângulo Histórico da cidade

São Paulo deu mais um passo na luta contra o descarte incorreto de bitucas de cigarro. No dia 11 de agosto de 2025, às 9h20, na Praça do Patriarca, foi lançado o novo ciclo do projeto no Centro Histórico, com a instalação inicial de quatro bituqueiras: uma na Secretaria da Fazenda, duas na Prefeitura (térreo e 2º andar) e uma no comércio Luxo Bogotá. A ação integrou uma estratégia maior que prevê a instalação de bituqueiras em 10 endereços iniciais da região central, com expansão gradativa para outros pontos.

Créditos: Instituto Limpa Brasil.
Crédito: Instituto Limpa Brasil.

O projeto, criado pelo Instituto Limpa Brasil em parceria com a Philip Morris Brasil e com apoio da Prefeitura de São Paulo, combinou ações de conscientização, educação ambiental e empoderamento da população, utilizando inteligência artificial (IA) para mapear e reduzir o descarte inadequado de resíduos. O sistema Literatti, responsável pelo monitoramento, identificou bitucas de cigarro no chão e permitiu localizar “pontos críticos”, orientando a instalação dos equipamentos onde eram mais necessários.

A primeira fase, realizada entre julho e dezembro de 2024 na Vila Mariana, apresentou resultados expressivos: redução de 31% no descarte incorreto, com cerca de 8 mil bitucas a menos nas ruas em apenas 20 semanas. Durante o piloto, foram instaladas 13 bituqueiras, que receberam mais de 260 mil bitucas (cerca de 50 kg) entre agosto de 2024 e junho de 2025. O recolhimento mensal e a destinação correta do material — transformado em composto para recuperação de áreas degradadas e contenção de encostas — ficou sob responsabilidade da Coletor Ambiental.

Crédito: Instituto Limpa Brasil.

Além de reduzir o lixo nas ruas, a iniciativa ajudou a minimizar impactos ambientais, já que bitucas de cigarro contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água.

O evento de lançamento dessa nova fase contou com a presença do Secretário Executivo de Limpeza Urbana, Osmário Ferreira, e do Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

Com a expansão para o Centro Histórico, a Prefeitura e o Instituto Limpa Brasil reforçaram o compromisso de tornar São Paulo uma cidade mais limpa, saudável e sustentável — e demonstraram que, com tecnologia, educação e ação coletiva, é possível transformar hábitos e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Crédito: Instituto Limpa Brasil.
collections
Galeria de imagens