Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos

Exibindo 1 para 1 de 1
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025 | Horário: 17:37
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo realiza Encontro de Avaliação das Metodologias de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Evento reuniu profissionais da Educação, Saúde e Segurança Urbana para discutir as ações de 2025 e dar início ao planejamento de 2026

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU/SME), realizou o 1º Encontro de Avaliação das Metodologias de Prevenção na Rede Municipal de Ensino. Recebendo profissionais da Educação, Saúde e Segurança Urbana, o evento promoveu trocas sobre as ações de prevenção implementadas na Rede Municipal de Ensino em 2025 e o início ao planejamento das atividades para o ano de 2026. 


 

A abertura do evento contou com a presença da Coordenadora das Metodologias de Prevenção da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) Mayara Soares dos Santos, do Assessor Técnico da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Luiz Felipe Zago, do Subinspetor na Guarda Civil Metropolitana (GCM) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) Diogenes Monthegomery, da Coordenadora do Programa Redenção da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM) Luiza Murakami, da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, a Assessora Maria Luiza Franco Garcia e da Secretaria Municipal de Educação, o Coordenador dos CEUs Aparecido Sutero da Silva Jr e a equipe do Núcleo Intersecretarial de Saúde na Escola, responsável pelos programas de prevenção na Secretaria.  

Ao longo do encontro, professores da Rede Municipal que atuaram como multiplicadores das metodologias relataram suas experiências na implementação dos Programas Elos – construindo coletivos e #Tamojunto 3ª Edição, nas Unidades Educacionais, destacando pontos positivos como a criação de um ambiente seguro para o compartilhamento de experiências entre os estudantes e a aproximação das equipes de saúde e educação dos territórios. “As famílias chegam com receio nas oficinas, mas ter a Saúde como parceira transforma o espaço em algo muito acolhedor”, afirmou Michele Ramos professora e multiplicadora da metologia Elos - Construindo Coletivos, na DRE Capela do Socorro. “Eu saio muito emocionada das oficinas por ver o resultado acontecendo. Esse é o diferencial das metodologias Elos e #Tamojunto, poder fazer uma transformação significativa em cada território”, concluiu. 

 

Além disso, a psicóloga Dra. Jane Moraes Lopes, formadora do Programa CRIA - Prevenção e Cidadania, apresentou um panorama da trajetória de implementação das metodologias de prevenção no município, ressaltando a importância da integração entre escolas, famílias e territórios para ampliar o impacto das ações. 

Prevenção  

A prevenção ao uso abusivo e à dependência química é um dos eixos do Programa Redenção, coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE) da Secretaria de Governo Municipal (SGM), que articula políticas públicas de saúde, assistência social, segurança urbana, cultura, lazer, esportes, educação e trabalho para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.  

No âmbito da educação, a Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa Redenção, desenvolve ações permanentes de prevenção na Rede Municipal de Ensino. Atualmente, dois programas estão em andamento que abrangerão 500 escolas e 56 mil estudantes: o Programa Elos – Construindo Coletivos, para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, que já beneficia cerca de 1,5 mil alunos em 23 EMEFs; e o Programa #TamoJunto - 3ª Edição, voltado a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, presente em 53 EMEFs e com previsão de expansão para mais de 155 escolas até o fim de 2025 alcançando 18 mil estudantes ao todo.   

 

collections
Galeria de imagens