Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026 | Horário: 10:30
Compartilhe:

São Paulo atualiza o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Novo plano visa ampliar as políticas alimentares municipais, além de promover ações intersetoriais e participação social

Reconhecida pelo Guinness World Records por ter o maior programa municipal de segurança alimentar do mundo, a cidade de São Paulo atualiza seu Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN). O material é um marco na promoção de políticas alimentares, e desta vez ele será adaptado para atender a grande demanda da capital, que se destaca por distribuir 9 toneladas de alimentos diariamente.  A atualização do PLAMSAN conta com a participação ativa da sociedade civil e pela integração de diversas Secretarias Municipais.

Para a renovação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, três órgãos atuam de forma conjunta: o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN), que reúne representantes da sociedade civil e do poder público para definir diretrizes e prioridades; a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), responsável por articular ações entre diferentes secretarias; e o Conselho da Administração do Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP), encarregado de deliberar sobre a aplicação dos recursos destinados ao abastecimento e à promoção da segurança alimentar no município.

O novo Plano dá continuidade aos avanços conquistados pela versões anteriores, ampliando o alcance das políticas públicas e reforçando a importância da participação social e da articulação entre diferentes áreas da administração municipal. Com o PLAMSAN, a cidade de São Paulo reafirma seu compromisso com a segurança alimentar e nutricional, buscando consolidar avanços e ampliar a efetividade das políticas públicas alimentares. 

Detalhes sobre a construção do PLAMSAN

A Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN), organizou e conduziu o Encontro Inaugural do Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) para a construção do II Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, reafirmando o protagonismo da pasta na coordenação da política municipal alimentar.

As reuniões do GTI serviram para levantar as frentes de trabalho do grupo, além estabelecer os principais encaminhamentos pactuados coletivamente. Dentre as decisões do grupo de trabalho, a contratação da assessoria técnica do INTERSSAN – Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP – foi crucial para fortalecer a articulação entre gestão pública e produção de conhecimento científico.

O Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) reuniu representantes da SESANA, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Assistência e desenvolvimento Social (SMADS), da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), além de membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) e do Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP).
 

collections
Galeria de imagens