SP Urbanismo

Ata de Reunião

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA REALIZADA NO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2025.

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA REALIZADA NO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2025.

 

No dia dois de outubro de dois mil e vinte e cinco, às quinze horas e trinta minutos, a Diretoria Executiva da empresa São Paulo Urbanismo - SP-Urbanismo reuniu-se presencialmente por convocação do Senhor Presidente PEDRO MARTIN FERNANDES e, sob sua presidência, com a presença das Senhoras e Senhores CLAUDIA SANTOS FAGUNDES, Diretora de Gestão Corporativa, ANDRÉ GONÇALVES DO RAMOS, Diretor de Infraestrutura e Operações, RAFAEL BARRETO CASTELO DA CRUZ, Diretor de Desenvolvimento Urbano, JONAS ISMAR MARÇAL FONSECA, Diretor de Participação e Representação dos Empregados, DANIEL WASEM QUESADA, Chefe de Gabinete, RICARDO SIMONETTI, Gerente Jurídico, e CAROLINA DE ABREU DIAS COSTA, Assessora da Presidência. O Presidente da SP-Urbanismo inicia a pauta pelo item  1) RD PRE 25/2025 (143488028) – AUTORIZAR firmar Memorando de Entendimentos com a Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos - SPDA - SEI 7110.2025/0000239-4. = APROVADO; 2) RD PRE 26/2025 (143488367) – AUTORIZAR o Sr. Presidente, Pedro Martin Fernandes, a empreender viagem à cidade de La Paz, Bolívia, no período de 05 a 08 de outubro de 2025 SEI 7810.2025/0001236-0.  = APROVADO; 3) RD PRE 27/2025 (143580800) – AUTORIZAR a alteração na estrutura organizacional da Diretoria de Gestão Corporativa e Diretoria de Infraestrutura e Operações - SEI 7810.2025/0001098-8. A Sra. Claudia Fagundes informou que a readequação da unidade, sem acréscimo de despesas. Na sequência, o Sr. André Ramos destacou que as alterações propostas em sua Diretoria referem-se, principalmente, a ajustes de nomenclatura e à criação de núcleos para organizar melhor os fluxos de trabalho, igualmente sem impacto financeiro. = RETIRADO DE PAUTA para pontuais ajustes; 4) RD DDU 26/2025 (143489457) - Autorizar o Sr. Júlio César Arruda a empreender viagem à cidade de La Paz, Bolívia, no período de 05 a 08 de outubro de 2025 - SEI 7810.2025/0001269-7 = APROVADO; 5) RD DDU 27/2025 (143489985) - AUTORIZAR o aditamento do Contrato 013/SP-URB/2025, firmado com a empresa GEOMETRICA ENGENHARIA DE PROJETOS LTDA, visando à prorrogação contratual, por 03 (três) meses a partir de 12/10/2025, para elaboração de Estudos e Projetos na área da implantação do Veículo Leve sobre Trilho SEI 7810.2024/0002030-2. O Sr. Rafael Barreto destacou que o contrato integra o conjunto de contratos em andamento relacionados ao VLT e que a prorrogação se justifica em razão da complexidade das análises referentes aos produtos entregues pela empresa contratada = APROVADO; 6) RD Nº DGC 21/2025 (143490216) - AUTORIZAR a atualização dos critérios para concessão do vale-refeição e vale-alimentação aos servidores cedidos por outros órgãos à SPUrbanismo - SEI 7810.2024/0001111-7. = APROVADO; 7) RD Nº DGC 22/2025 (143490313 - AUTORIZAR o aditamento do Contrato 037/SP-URB/2023, firmado com a empresa INNERSYSTEM - INFORMÁTICA LTDA, visando à prorrogação contratual de 24 (vinte e quatro) meses, a partir de 06/11/2025, relativo à prestação de serviços de manutenção do Sistema WK-Radar Empresarial - SEI 7810.2023/0001142-5. = APROVADO; 8) RD Nº DIP 12/2025 (143759676) - AUTORIZAR a realização de novos leilões de CEPAC – R e CEPAC - nR no bojo da 2ª oferta pública de CEPAC da OUCAB - SEI 7810.2025/0001273-5. O sr. André Ramos apresenta proposta de realização de novos leilões de Certificados de Potencial Adicional de Construção – CEPAC no curso da 2ª Distribuição de CEPAC da Operação Urbana Consorciada Água Branca - OUCAB, registrada junto à CVM em novembro de 2023 e, portanto, nos termos do artigo 18 da Resolução CVM nº 84/22, válida até novembro do ano corrente. Após discussões, tendo em vista (i) a alteração dos valores mínimos legais dos títulos em 2023 (ADIN nº 2182422-74.2021.8.26.0000) para R$ 900,00 (novecentos reais) para CEPAC - R e para R$ 1.100,00 (mil e cem reais) para CEPAC - nR; (ii) o resultado do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira – EVEF que subsidiou o registro da presente 2ª Distribuição de CEPAC da OUCAB, o qual precificou o CEPAC – R em R$ 1.072,79 (mil, setenta e dois reais e setenta e nove centavos) e o CEPAC – nR em R$ 1.107,17 (mil, cento e sete reais e dezessete centavos); (iii) a decisão da SPUrbanismo de colocar, respectivamente, em 2023 e 2024, CEPAC – R a R$ 1.093,42 (mil, noventa e três reais e quarenta e dois centavos) e CEPAC - nR a R$ 1.128,27 (mil, cento e vinte e oito reais e vinte e sete centavos), tendo o primeiro leilão vendido apenas 60% dos títulos e o segundo fracassado; (iv) a situação macroeconômica atual, e seus efeitos sobre o mercado imobiliário, assim como a pressão de Zonas Eixo de Estruturação e Transformação Urbana – ZEU sobre a OUCAB, não indicarem que a demanda residual pelos títulos neste final da validade da 2ª Distribuição suporte uma tentativa de elevação dos preços que se buscou praticar nos últimos leilões de CEPAC – R, o qual teve relativamente baixa adesão, e de CEPAC – nR, o qual teve de ser cancelado; o sr. André Ramos apresenta proposta de que sejam disponibilizados 12.000 (doze mil) CEPAC - R e 12.000 (doze mil) CEPAC – nR, mantidos os preços praticados em seus respectivos últimos leilões da 2ª Distribuição de CEPAC da OUCAB, quais sejam R$ 1.093,42 (mil, noventa e três reais e quarenta e dois centavos) para CEPAC – R e R$ 1.128,27 (mil, cento e vinte e oito reais e vinte e sete centavos) para CEPAC - nR, sendo acompanhado pelos demais diretores = APROVADO; 9) RD Nº DIP 13/2025 (143490912) - AUTORIZAR o aditamento do Contrato 031/SP-URB/2024 -firmado com a empresa MC ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, visando à prorrogação contratual de 60 (sessenta) dias a partir de 23/10/2025, para a Execução de Obra dos Trechos da Intervenção Território Educador Cidade Tiradentes - SEI 7810.2024/0001579-1 = APROVADO; 10) RD Nº DIP 14/2025 (143490997) - AUTORIZAR o aditamento ao Contrato Nº 005/SP-URB/2025, firmado com a empresa HABITEM INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO LTDA, a fim prorrogar a vigência do prazo, pelo período de 60 (sessenta) dias, a partir de 27/10/2025, para a execução de intervenção de requalificação viária no Bairro da Liberdade - SEI 7810.2024/0001182-6. O Sr. André Ramos, esclareceu que o aditamento proposto é exclusivamente temporal, em razão de atrasos decorrentes do processo de licenciamento junto aos órgãos competentes, o que ocasionou a postergação do início dos trabalhos = APROVADO. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezoito horas e, do que se passou, eu, Carolina de Abreu Dias Costa, secretariando a reunião, lavrei esta ata, devidamente assinada pelos presentes.

 

 

São Paulo, 02 de outubro de 2025.

 

PEDRO MARTIN FERNANDES

Presidente

RAFAEL BARRETO CASTELO DA CRUZ

Diretor de Desenvolvimento Urbano

 

 

CLAUDIA SANTOS FAGUNDES

Diretora de Gestão Corporativa

 

 

ANDRÉ GONÇALVES DO RAMOS

Diretor de Infraestrutura e Operações

 

 

JONAS ISMAR MARÇAL FONSECA

Diretor de Participação e Representação dos Empregados

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Claudia Santos Fagundes
Diretor(a) de Gestão Corporativa
Em 21/10/2025, às 17:31.

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Rafael Barreto Castelo da Cruz
Diretor(a) de Desenvolvimento Urbano
Em 22/10/2025, às 18:30.

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Andre Goncalves dos Ramos
Diretor(a) de Infraestrutura e Operações
Em 24/10/2025, às 09:36.

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Ricardo Simonetti
Analista Administrativo
Em 24/10/2025, às 09:51.

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Carolina de Abreu Dias Costa
Assessor(a)
Em 28/10/2025, às 17:53.

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Jonas Ismar Marçal Fonseca
Diretor(a) de Participação e Representação dos Empregados
Em 04/11/2025, às 10:43.

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Pedro Martin Fernandes
Presidente
Em 05/11/2025, às 17:41.


A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://processos.prefeitura.sp.gov.br, informando o código verificador 143487799 e o código CRC 643891B2.

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