SP Urbanismo

Terça-feira, 12 de Agosto de 2025 | Horário: 10:31
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Boulevard Marquês de São Vicente irá conectar as zonas Leste e Oeste com mais áreas verdes, mobilidade ativa e qualidade de vida

Projeto da Prefeitura de São Paulo prevê 6,9 km de via arborizada com ciclovias, parque linear e prioridade para transporte público; gestão municipal autoriza início da licitação

A Prefeitura de São Paulo autorizou o início do processo licitatório para a contratação do projeto básico e estudo de impacto ambiental do futuro Boulevard Marquês de São Vicente. A iniciativa, conduzida pela SP Urbanismo e pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, representa um avanço significativo na transformação urbana da capital, ao integrar o centro expandido à zona Leste da cidade por meio de soluções baseadas em desenho urbano qualificado, valorização do espaço público, mobilidade ativa e transporte coletivo. Confira a publicação no Diário Oficial. 

Com 6,9 km de extensão, o novo boulevard será uma via arborizada com ciclovias, parque linear e prioridade para o transporte público. A proposta integra o Programa de Metas 2025-2028 e está inserida num conjunto de ações estratégicas de requalificação da região central, como a Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central, o Programa Requalifica Centro, a Subvenção Econômica, o VLT Bonde São Paulo, a revitalização dos calçadões, a Esplanada da Liberdade e a requalificação do Parque Dom Pedro II.

Com foco na mobilidade ativa, no transporte coletivo e na ampliação das áreas verdes, o projeto contempla intervenções urbanísticas ao longo de toda a Avenida Marquês de São Vicente, entre a Avenida Sérgio Tomás, na Barra Funda, e a Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, fortalecendo o eixo de ligação Leste-Oeste da capital.

Paralelo à Marginal Tietê, o traçado proposto transformará uma área historicamente árida em um corredor verde com calçadas-parque e canteiros-parque, promovendo maior qualidade de vida à população. Serão implantados, ao todo, 12 km de ciclovias, 69,7 mil m² de calçadas e 90 mil m² de parque linear.

O desenho urbano do boulevard será integrado ao seu entorno, criando condições favoráveis ao adensamento habitacional previsto no plano urbanístico da AIU do Setor Central. A nova via também facilitará o acesso a equipamentos públicos relevantes, como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Estádio do Canindé, além de garantir integração com a futura Estação Catumbi da Linha 19-Celeste do Metrô.

O projeto contempla duas faixas de rolamento por sentido para veículos particulares, uma faixa exclusiva para o transporte público e uma faixa azul destinada a motocicletas. As ciclovias serão implantadas no canteiro central nos trechos mais largos e junto às calçadas nos demais, assegurando conforto e segurança aos ciclistas.

A nova infraestrutura incluirá transposições viárias em pontos estratégicos, como a Avenida do Estado, a Avenida Tiradentes e a própria Avenida Salim Farah Maluf, garantindo fluidez no tráfego e integração multimodal.

Com a concretização deste projeto, abre-se a possibilidade de futura desativação do Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) para o tráfego de veículos — medida prevista no Plano Diretor Estratégico (PDE) com execução até 2029.

Projeto do Boulevard Marquês de São Vicente


 

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