Secretaria Municipal das Subprefeituras
Prefeitura entrega o 11º Bosque Urbano da Capital e lança programa de parceria para manutenção de unidades
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (8) o Bosque Macuco, sob a ponte Presidente Jânio Quadros, na Vila Guilherme, Zona Norte da capital, e lançou o programa Adote um Bosque, que estabelece mecanismos para parcerias voltadas à conservação e manutenção dessas áreas verdes. Com uma área de 3.689,69 m², o novo bosque ganhou 50 mudas, plantadas nesta quinta, e agora passa a contar com 634 árvores.
Crédito: Vanessa Barbara Sielawa
Na cerimônia de entrega do bosque, o prefeito Ricardo Nunes plantou árvores acompanhado por 20 alunos do CEU Parque Novo Mundo, da região da Vila Maria, em atividade do programa Recreio nas Férias. Nunes apontou que a cidade terá 50 bosques urbanos até 2028 e explicou que o programa Adote um Bosque é semelhante ao que já é feito com as praças da cidade. “Uma instituição, associação, igreja, comércio ou empresa pode adotar um bosque desses, ter a possibilidade de colocar a sua placa de identificação, respeitando a legislação que já existe, e fazer o serviço social para a cidade, que é a manutenção da área”, explicou, lembrando que um bosque urbano reduz a temperatura do local em até seis graus.
Com a entrega do Bosque Macuco, a cidade de São Paulo passa a contar com 11 unidades desse tipo criadas desde 2019. Juntos, esses espaços somam cerca de 40 mil m² de áreas verdes, com mais de 4,4 mil árvores de aproximadamente 90 espécies. Além disso, outros 27 bosques estão em implantação na capital, o que representará quase 200 mil m² adicionais de áreas verdes, com o plantio de cerca de 20 mil árvores.
Crédito: Vanessa Barbara Sielawa
O secretário municipal das subprefeituras, Fabricio Cobra, destacou a importância das áreas verdes para a capital: “Os bosques contribuem para a captação de água da chuva, limpeza do ar, diminuição da temperatura e aumento da umidade. Além disso, protegem a biodiversidade, neste terreno foram plantadas apenas espécies da Mata Atlântica e do Cerrado que vão servir de refúgio e alimento para os pássaros.”
Adote um Bosque
O novo decreto regulamenta parcerias com a iniciativa privada para criação e manutenção de Bosques Urbanos. Por meio de um termo de cooperação, empresas e cidadãos podem se tornar responsáveis por um bosque urbano.
Interessados em adotar ou implantar um Bosque Urbano devem apresentar uma proposta técnica à SMSUB. O processo pode ocorrer de duas formas: por meio de Editais de Chamamento publicados pela Prefeitura ou por manifestação espontânea do interessado.
Os termos de cooperação terão validade de 6 meses a 3 anos, podendo ser renovados. É obrigatória a indicação de um profissional habilitado para atividades de plantio e manejo.
Bosque Macuco
Antes da implantação do bosque, a área era alvo de descarte irregular de lixo e entulho. Após o cercamento e a limpeza do terreno, houve o início do processo de recuperação ambiental com o plantio de novas árvores.
Inicialmente, o terreno contava com 84 árvores. Ao longo das obras, foram plantadas 500 novas espécies. Na cerimônia de inauguração serão plantadas 50 novas mudas, totalizando 634 árvores.
As mudas utilizadas são provenientes do Viveiro Manequinho Lopes e incluem espécies como araçá, araçá-roxo, aroeira, babosa-branca, ipê-amarelo, ipê-branco, jequitibá e jerivá.
Atualmente, os bosques urbanos já entregues somam 40 mil m² de área verde, com mais de 4,4 mil árvores de aproximadamente 90 espécies. Outros 27 bosques estão em implantação na cidade, o que representa a ampliação de 150 mil m² de áreas verdes e a previsão de plantio de cerca de 20 mil árvores.
Os bosques urbanos são, em regra, fechados ao público, podendo ser utilizados para pesquisa e estudos, mediante a formalização de convênios.
Crédito: Vanessa Barbara Sielawa
Crédito: Vanessa Barbara Sielawa
Crédito: Vanessa Barbara Sielawa
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
