Secretaria Municipal das Subprefeituras

Exibindo 1 para 1 de 3
Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2026 | Horário: 11:50
Compartilhe:

Prefeitura utiliza robô de inspeção que reforça ações para reduzir alagamentos na cidade

Tecnologia inédita no Brasil permite análises precisas da rede de drenagem e acelera intervenções em pontos críticos

A Prefeitura de São Paulo começou a utilizar uma tecnologia inovadora de um robô especializado em avaliar as condições internas das galerias de drenagem da cidade. A ferramenta registra imagens detalhadas do interior das tubulações e permite que as equipes técnicas elaborem relatórios completos, identificando de forma rápida os serviços necessários em cada trecho.

Obras já estão em andamento com apoio direto da tecnologia. O equipamento vem sendo utilizado em áreas consideradas críticas, com histórico de alagamentos, mesmo naquelas que recebem limpeza periódica das galerias.
 

Fotografia em close-up de um robô de inspeção técnica sobre uma superfície de concreto. O dispositivo possui um corpo robusto em metal vermelho e quatro rodas grandes com pneus de borracha pretos e sulcos profundos para tração. Na parte superior, um braço mecânico articulado sustenta uma cabeça móvel equipada com uma câmera central e quatro potentes faróis de LED circulares (dois acima e dois abaixo da lente) que estão acesos, emitindo uma luz branca brilhante. Um cabo laranja está conectado à parte traseira do robô. O fundo da imagem está desfocado, mostrando de forma sutil elementos de uma calçada e uma via urbana.

Crédito: Letícia Businari 
 

A imagem, capturada de um ângulo superior, mostra o interior de um bueiro de concreto de formato quadrado. No fundo da cavidade, encontra-se um pequeno robô de inspeção remoto na cor vermelha metálica, equipado com quatro rodas pretas de borracha tratoradas. O robô está conectado a um cabo laranja fino que se estende para fora do bueiro, em direção ao canto superior esquerdo, onde se vê parte da calça laranja e a bota preta de um operador. O robô também está preso a uma corda de sustentação por um mosquetão metálico, utilizada para descê-lo ou içá-lo. As paredes internas do bueiro são de concreto cinza e o fundo apresenta um pouco de terra e pequenos detritos.

Por ser compacta, a ferramenta permite fácil acesso aos ramais dos poços de visita e das galerias
Crédito: Helen Teixeira

Desenvolvido por uma empresa chinesa, o robô tem sido essencial para aprimorar o diagnóstico das estruturas subterrâneas. Em um dos levantamentos recentes, a Prefeitura identificou que um ponto recorrente de alagamento estava com a galeria totalmente obstruída. A partir dessa análise, foi concluída uma obra na Rua Cayowaá. No local, foi ampliada a capacidade de vazão das bocas de lobo, já que, embora a galeria tivesse dimensões adequadas, apresentava lentidão no escoamento da água.

A imagem mostra um homem negro, de perfil, trabalhando ao ar livre em uma calçada. Ele veste um uniforme de trabalho laranja vibrante com faixas refletivas cinzas e usa um capacete de segurança também laranja. O homem está agachado à esquerda, operando um notebook que está apoiado sobre uma maleta técnica prateada. À sua frente, há uma tampa de bueiro aberta no chão, revelando uma cavidade quadrada de concreto. Um cabo laranja sai do equipamento e desce para dentro do bueiro, sugerindo uma inspeção de tubulação ou rede subterrânea. Ao fundo, vê-se um gramado com árvores, uma rua com um carro branco passando e uma van branca estacionada com as portas traseiras abertas, revelando mais ferramentas e equipamentos. O dia parece nublado e o ambiente é urbano.

A ferramenta é operada por um técnico
Crédito: Letícia Businari

 

A tecnologia agora segue para novas frentes de trabalho. Na Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, o robô identificou danos estruturais na tubulação. No local está sendo feita a troca da direção das galerias, ampliando a capacidade de escoamento e reduzindo o risco de novos alagamentos na região. 

A adoção da ferramenta tem aumentado a precisão das intervenções, reduzido custos e acelerado as ações de zeladoria urbana. O uso do robô reforça o compromisso da Prefeitura com a modernização da infraestrutura de drenagem e com a prevenção de alagamentos em toda a cidade.

collections
Galeria de imagens