Secretaria Municipal das Subprefeituras
Prefeitura utiliza robô de inspeção que reforça ações para reduzir alagamentos na cidade
A Prefeitura de São Paulo começou a utilizar uma tecnologia inovadora de um robô especializado em avaliar as condições internas das galerias de drenagem da cidade. A ferramenta registra imagens detalhadas do interior das tubulações e permite que as equipes técnicas elaborem relatórios completos, identificando de forma rápida os serviços necessários em cada trecho.
Obras já estão em andamento com apoio direto da tecnologia. O equipamento vem sendo utilizado em áreas consideradas críticas, com histórico de alagamentos, mesmo naquelas que recebem limpeza periódica das galerias.
Crédito: Letícia Businari
Por ser compacta, a ferramenta permite fácil acesso aos ramais dos poços de visita e das galerias
Crédito: Helen Teixeira
Desenvolvido por uma empresa chinesa, o robô tem sido essencial para aprimorar o diagnóstico das estruturas subterrâneas. Em um dos levantamentos recentes, a Prefeitura identificou que um ponto recorrente de alagamento estava com a galeria totalmente obstruída. A partir dessa análise, foi concluída uma obra na Rua Cayowaá. No local, foi ampliada a capacidade de vazão das bocas de lobo, já que, embora a galeria tivesse dimensões adequadas, apresentava lentidão no escoamento da água.
A ferramenta é operada por um técnico
Crédito: Letícia Businari
A tecnologia agora segue para novas frentes de trabalho. Na Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, o robô identificou danos estruturais na tubulação. No local está sendo feita a troca da direção das galerias, ampliando a capacidade de escoamento e reduzindo o risco de novos alagamentos na região.
A adoção da ferramenta tem aumentado a precisão das intervenções, reduzido custos e acelerado as ações de zeladoria urbana. O uso do robô reforça o compromisso da Prefeitura com a modernização da infraestrutura de drenagem e com a prevenção de alagamentos em toda a cidade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
