A população de São Paulo aproveitou o sábado (20) e o domingo (21) de sol e calor para curtir o primeiro dia da Virada Esportiva promovida pela Prefeitura. Com 2 mil atrações gratuitas espalhadas pela cidade, incluindo arena radical, baile de idosos, futebol, skate, passeio ciclístico e muito mais, reunindo atividades esportivas e recreativas voltadas a pessoas de todas as idades.
Ao longo do fim de semana, a Virada Esportiva reforça o compromisso da cidade com a promoção do esporte e do lazer como ferramentas de inclusão social, saúde e cidadania. A programação está distribuída por centros esportivos, CEUs, clubes da comunidade, UBSs, parques, praças e vias públicas. O roteiro completo pode ser consultado em viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br.
Na Zona Sul, a técnica de saúde bucal Raquel Vieira se aventurou no bungee jump no Clube Náutico Guarapiranga. “Estava ansiosa, receosa, é muito alto, mas achei maravilhoso. Ter uma atividade como essa de forma gratuita é incrível, e acho que a população precisa interagir, vir e aproveitar”, disse.
No domingo (21), uma grande pedalada que saiu do Theatro Municipal e foi até o Pacaembu celebrou a Virada Esportiva.
Ao longo do fim de semana, as pessoas puderam aproveitar mais de 100 modalidades esportivas gratuitas. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, combater o sedentarismo e promover o uso dos espaços públicos pela população.
Atleta de taekwondo, Ricardo Kenji participou das atividades na Arena Pacaembu e destacou a importância do evento para o desenvolvimento da modalidade. “É difícil conseguir patrocínio, e ter um evento desse tamanho, que possa nos evidenciar melhor, é muito importante”, explicou.
A manicure Cristiane Oliveira do Nascimento, que frequenta o CE Vila Manchester há 12 anos, participou da Virada Esportiva pela primeira vez. “Aproveitei a folga no trabalho, vim e adorei as aulas de alongamento e pilates”, contou a moradora da Zona Leste.
Frequentadora de um dos Núcleos de Convivência de Idosos (NCIs) da Prefeitura, a aposentada Maria de Fátima Santos Rocha não perde o baile ‘Vem Dançar’ há seis anos. "Gosto de dançar e isso acalma a minha mente e meu corpo, além de melhorar a minha saúde. Participar do baile na Virada Esportiva é muito importante, pois, além das atividades de recreação, você acaba conhecendo outras pessoas".
A programação da Virada foi organizada por arenas temáticas. Na Zona Sul, por exemplo, o Parque da Independência abriga a Arena Kids, com brinquedos infláveis e atividades infantis. Já o Centro Esportivo Guarapiranga oferece modalidades como canoagem, remo e oficinas práticas. Na Zona Norte, no CE Aurélio Campos, o corujão de handebol promete animar quem não pretende parar nem para descansar na Arena dos Esportes.
Na Zona Leste, o CERET recebeu a Arena Praia, com beach tennis e futevôlei, além da Arena SEME Urbanos. Na Arena Pacaembu, Zona Oeste, a programação de domingo seguiu com provas de atletismo e marcha atlética.
Entre os parceiros desta edição estão: SPTrans, Red Bull, Nubank, Smart Fit, Sesc, Sabesp, Decathlon, além de órgãos públicos, o Centro Cultural Coreano no Brasil e diversos projetos e associações que trarão oficinas, atividades e apresentações.
A população pode participar das atividades da Virada Esportiva no domingo sem a necessidade do pagamento da tarifa de ônibus. Lançado em dezembro de 2023 pela Prefeitura de São Paulo, o programa Domingão Tarifa Zero atende às linhas municipais permitindo que todos os passageiros utilizem os ônibus sem necessidade de validação do Bilhete Único, promovendo mais acessibilidade, mobilidade e inclusão na cidade.