Recursos de acessibilidade:
Criação: 21/09/25 13:59

População aprova a Virada Esportiva com muito esporte por toda SP

Evento reuniu mais de 100 modalidades no fim de semana de muita atividade física promovida pela Prefeitura de São Paulo
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

A população de São Paulo aproveitou o sábado (20) e o domingo (21) de sol e calor para curtir o primeiro dia da Virada Esportiva promovida pela Prefeitura. Com 2 mil atrações gratuitas espalhadas pela cidade, incluindo arena radical, baile de idosos, futebol, skate, passeio ciclístico e muito mais, reunindo atividades esportivas e recreativas voltadas a pessoas de todas as idades.

Ao longo do fim de semana, a Virada Esportiva reforça o compromisso da cidade com a promoção do esporte e do lazer como ferramentas de inclusão social, saúde e cidadania. A programação está distribuída por centros esportivos, CEUs, clubes da comunidade, UBSs, parques, praças e vias públicas. O roteiro completo pode ser consultado em viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br.

 

 

Na Zona Sul, a técnica de saúde bucal Raquel Vieira se aventurou no bungee jump no Clube Náutico Guarapiranga. “Estava ansiosa, receosa, é muito alto, mas achei maravilhoso. Ter uma atividade como essa de forma gratuita é incrível, e acho que a população precisa interagir, vir e aproveitar”, disse.

 

No domingo (21), uma grande pedalada que saiu do Theatro Municipal e foi até o Pacaembu celebrou a Virada Esportiva.

Ao longo do fim de semana, as pessoas puderam aproveitar mais de 100 modalidades esportivas gratuitas. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, combater o sedentarismo e promover o uso dos espaços públicos pela população.

Atleta de taekwondo, Ricardo Kenji participou das atividades na Arena Pacaembu e destacou a importância do evento para o desenvolvimento da modalidade. “É difícil conseguir patrocínio, e ter um evento desse tamanho, que possa nos evidenciar melhor, é muito importante”, explicou. 

A manicure Cristiane Oliveira do Nascimento, que frequenta o CE Vila Manchester há 12 anos, participou da Virada Esportiva pela primeira vez. “Aproveitei a folga no trabalho, vim e adorei as aulas de alongamento e pilates”, contou a moradora da Zona Leste.

Frequentadora de um dos Núcleos de Convivência de Idosos (NCIs) da Prefeitura, a aposentada Maria de Fátima Santos Rocha não perde o baile ‘Vem Dançar’ há seis anos. "Gosto de dançar e isso acalma a minha mente e meu corpo, além de melhorar a minha saúde. Participar do baile na Virada Esportiva é muito importante, pois, além das atividades de recreação, você acaba conhecendo outras pessoas".

A programação da Virada foi organizada por arenas temáticas. Na Zona Sul, por exemplo, o Parque da Independência abriga a Arena Kids, com brinquedos infláveis e atividades infantis. Já o Centro Esportivo Guarapiranga oferece modalidades como canoagem, remo e oficinas práticas. Na Zona Norte, no CE Aurélio Campos, o corujão de handebol promete animar quem não pretende parar nem para descansar na Arena dos Esportes.

Na Zona Leste, o CERET recebeu a Arena Praia, com beach tennis e futevôlei, além da Arena SEME Urbanos. Na Arena Pacaembu, Zona Oeste, a programação de domingo seguiu com provas de atletismo e marcha atlética.

Entre os parceiros desta edição estão: SPTrans, Red Bull, Nubank, Smart Fit, Sesc, Sabesp, Decathlon, além de órgãos públicos, o Centro Cultural Coreano no Brasil e diversos projetos e associações que trarão oficinas, atividades e apresentações.

A população pode participar das atividades da Virada Esportiva no domingo sem a necessidade do pagamento da tarifa de ônibus. Lançado em dezembro de 2023 pela Prefeitura de São Paulo, o programa Domingão Tarifa Zero atende às linhas municipais permitindo que todos os passageiros utilizem os ônibus sem necessidade de validação do Bilhete Único, promovendo mais acessibilidade, mobilidade e inclusão na cidade.

 


Tags relacionadas

Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020