Casa Civil
Obra de Mauricio de Sousa é aprovada como patrimônio cultural imaterial pela Câmara de São Paulo
A homenagem ao escritor e cartunista Mauricio de Sousa, prevista no Projeto de Lei 1324/2025, de autoria do Executivo, que torna sua obra patrimônio cultural imaterial da capital paulista, foi aprovada por unanimidade em votação simbólica na Sessão Plenária desta quarta-feira (5). Agora, o texto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O trabalho do artista, criador da Turma da Mônica, atravessa gerações levando entretenimento, valores familiares e educação a crianças e jovens sobre temas como saúde, vacinação, alimentação, cidadania, trânsito, ecologia, inclusão, empatia e respeito.
Combinando ilustrações simples e diálogos claros, sempre atuais e adaptados às transformações da sociedade, Mauricio de Sousa mantém uma forte conexão com a população brasileira. Sua obra faz parte da formação cultural dos paulistanos e integra o imaginário coletivo de milhões de leitores.
Suas personagens foram inspiradas em pessoas reais com as quais o autor conviveu, e muitas de suas histórias nasceram de experiências pessoais. Essa proximidade com o cotidiano cria grande identificação e vínculo afetivo com o público, o que explica o impacto duradouro de seu trabalho.
Mauricio de Sousa é o cartunista mais famoso e premiado do Brasil - Criador de mais de 400 personagens que protagonizam histórias em quadrinhos, revistas e livros, suas obras já venderam mais de 1 bilhão de exemplares, foram traduzidas para 14 idiomas e chegaram a 50 países.
Nascido em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP), o artista viveu em Mogi das Cruzes até os 19 anos, quando se mudou para São Paulo e passou a trabalhar no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo), escrevendo reportagens policiais e fazendo ilustrações.
Foi na capital paulista que nasceram as primeiras histórias da “turma da Rua do Limoeiro”. Em 1959, Mauricio publicou sua primeira tira em jornal, protagonizada pelo cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. Na sequência, surgiram outros personagens icônicos, como Cebolinha, Magali, Cascão e Chico Bento, que viriam a compor a consagrada Turma da Mônica.
Em 2003, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) homenageou o cartunista como “Campeão da Saúde das Américas”, em reconhecimento ao trabalho de promoção da saúde pública entre crianças e adultos. Em 2007, a personagem Mônica tornou-se a primeira embaixadora infantil do UNICEF, e o autor foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF.
As comemorações pelos 90 anos de Mauricio de Sousa, celebrados em 27 de outubro, começaram com o lançamento do filme biográfico Mauricio de Sousa – O Filme, atualmente em cartaz nos cinemas. Os personagens da Turma da Mônica também ganharam vida nas produções Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
