Controladoria Geral do Município

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2025 | Horário: 15:48
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo alcança mais de 70% dos órgãos no nível máximo de Transparência Ativa

Relatório divulgado pela Controladoria Geral do Município aponta avanços significativos na atualização dos portais institucionais, fortalecendo a gestão pública e beneficiando diretamente os cidadãos.



A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM) divulgou os resultados do Indicador de Transparência Ativa (ITA) – 1º semestre de 2025, que avaliou 74 órgãos e entidades da administração direta e indireta. O levantamento confirma o compromisso da Prefeitura em garantir o acesso a informações claras à população, garantindo maior integridade na gestão pública. 

Entre os destaques, está o engajamento total dos órgãos da Prefeitura: 100% indicaram pontos focais responsáveis pela gestão de seus portais institucionais. Além disso, 72 órgãos participaram das capacitações oferecidas pela CGM – um crescimento de 22% em relação à edição anterior –, o que reforça a cultura de atualização e adequação às normas de transparência. 

Outro avanço importante foi a rápida adesão às novas diretrizes da Portaria Intersecretarial CGM/SECOM/SGM nº 1/2024. Mesmo com a obrigatoriedade recente do botão “Quadro de Serviços”, 88% dos órgãos já implementaram a ferramenta, que organiza e padroniza informações sobre serviços públicos e facilita o acesso para os cidadãos. 

O relatório traz como pontos principais: 

  • Engajamento total: 100% dos órgãos e entidades da Prefeitura indicaram pontos focais responsáveis pela gestão de seus portais institucionais. 
     

  • Capacitação em alta: 72 órgãos participaram das formações oferecidas pela CGM, o que representa um crescimento de 22% em relação ao ciclo anterior. 
     

  • Ampla adesão às novas diretrizes: 88% dos órgãos já implementaram o botão obrigatório “Quadro de Serviços”, previsto na Portaria Intersecretarial CGM/SECOM/SGM nº 1/2024. 
     

  • Resultados expressivos: 72% dos órgãos e entidades alcançaram a categoria “Muito Elevada” de Transparência Ativa (notas entre 9 e 10), enquanto 19% ficaram na categoria “Elevada”. Não houve registros nas categorias “Baixa” ou “Muito Baixa”. 
     

  • Excelência em transparência: diversos órgãos obtiveram nota máxima (10,0), entre eles a Secretaria Municipal da Educação (SME), a própria Controladoria Geral do Município (CGM), a CET, a SPTrans, a SPTuris, o Hospital do Servidor Público Municipal e a Procuradoria Geral do Município (PGM), além de secretarias e subprefeituras. 

Para a CGM, esses resultados refletem a consolidação de uma cultura de atualização contínua. Muitos órgãos já adotam rotinas de atualização diária ou semanal em seus sites, garantindo mais confiabilidade e rapidez no acesso às informações públicas. 

“A transparência ativa é um esforço permanente. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo para garantir informações mais acessíveis, claras e confiáveis para a população”, destaca a Controladoria. 

O Relatório completo e as notas finais podem ser acessados no Portal de Dados Abertos e na página do Indicador de Transparência Ativa no site da CGM. 

collections
Galeria de imagens