Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
UMAPAZ alcança quase 90 mil pessoas em mais de 60% do território paulistano
Foto: Daniel Reis
As ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), superaram a meta prevista para 2025 e ampliaram significativamente o alcance territorial das políticas públicas ambientais na cidade. Ao longo do ano, foram registradas 88.652 participações em atividades de educação ambiental, número muito superior aos 50 mil atendimentos previstos no Programa de Metas 2025–2028.
As iniciativas integram a Meta 5 do Programa de Metas, que busca levar atividades de conscientização e educação ambiental a 240 mil pessoas, no período de 4 anos, fortalecendo o engajamento da população em práticas sustentáveis. Em 2025, além do crescimento quantitativo, as ações se destacaram pela capilaridade territorial, alcançando 20 das 32 subprefeituras do município, por meio de atividades online, presenciais e descentralizadas.
As ações estiveram alinhadas ao Plano Municipal de Educação Ambiental (2024-2033), às iniciativas permanentes da UMAPAZ e aos compromissos de São Paulo com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Entre os destaques do ano estão a ampliação das atividades nos planetários municipais, que reuniram mais de 57 mil participantes no Planetário Municipal do Carmo e no Planetário Municipal de Parelheiros.
Destacam-se ainda as visitas monitoradas do Programa Aventura Ambiental, que existe há 20 anos na UMAPAZ e, no último ano, atendeu quase 6 mil participantes de todas as idades no Parque Ibirapuera e no Parque Previdência, Zona Oeste de São Paulo.
Finalmente, vale a menção às formações em educação ambiental e jardinagem oferecidas para beneficiários do Programa Operação Trabalho, nas modalidades POT Parques, POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar e POT Agricultura, voltadas à inserção profissional e inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Esse resultado evidencia o fortalecimento da política municipal de educação ambiental e demonstra que a combinação entre ações territoriais, atividades formativas e uso de plataformas digitais é estratégica para ampliar o alcance, a participação social e o impacto das iniciativas voltadas à sustentabilidade urbana na cidade de São Paulo”, explica o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



