Recursos de acessibilidade:
Criação: 10/1/25 11:58 AM

Smart Sampa ajuda na prisão de foragido por estupro de vulnerável

O criminoso foi identificado pela câmera inteligente ao entrar em uma unidade de saúde, na segunda-feira (29) na Zona Norte
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

Mesmo utilizando boné e óculos de sol, as câmeras de reconhecimento facial do Smart Sampa conseguiram identificar Fabio de Assis da Costa, de 45 anos, foragido há mais de um ano do sistema prisional por estupro de vulnerável. O criminoso foi capturado nesta segunda-feira (29) pela Inspetoria de Defesa Ambiental (IDAM) Anhanguera, da Guarda Civil Metropolitana, ao entrar em uma unidade de saúde pública no bairro Morro Doce, Zona Norte da capital.

 

Os agentes foram acionados via rádio pela Central de Monitoramento do Smart Sampa após o alerta de face capturada. A abordagem aconteceu de forma pacífica e o fugitivo foi conduzido ao 33º Distrito Policial, onde ficou preso para cumprir o restante da pena em regime fechado. O condenado havia fugido durante o cumprimento de pena em regime semiaberto. 

Leia também: Smart Sampa leva São Paulo ao topo da inovação em premiação internacional

A plataforma utiliza inteligência artificial para identificar pessoas mesmo quando parte do rosto está coberta por acessórios, como óculos, bonés ou máscaras cirúrgicas. A ferramenta também é capaz de reconhecer a utilização de perucas, mudanças no corte de cabelo, bem como o crescimento de barba e bigode. Isso é possível porque o algoritmo analisa pontos biométricos que permanecem visíveis e inalterados, como a distância entre os olhos, o formato da mandíbula e a estrutura óssea facial. 

Para aumentar a segurança e a precisão das identificações, o limite mínimo de similaridade foi ajustado de 90% para 92%. Com essa mudança, a taxa de acerto chegou a 99,5%.

Desde sua implantação, o Smart Sampa já contribuiu para a captura de 1.988 foragidos da Justiça, 3.245 prisões em flagrante, 433 ocorrências envolvendo veículos e a localização de 90 pessoas desaparecidas.

Atualmente, o programa conta com 40 mil câmeras em operação em todas as regiões da capital, com recursos de inteligência artificial capazes de detectar atos de intrusão, vandalismo e furtos, reforçando a proteção da população paulistana.


Tags relacionadas

Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020