Recursos de acessibilidade:
Criação: 20/02/26 18:03

Taxa de desemprego cai pela terceira vez consecutiva na cidade de São Paulo e bate novo recorde histórico

Além disso, o ganho mensal dos trabalhadores na cidade chegou a R$ 5.559, valor mais de 50% superior à média nacional
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

Pela terceira vez consecutiva, a cidade de São Paulo voltou a registrar recorde com a menor taxa de desemprego da série histórica da PNAD Contínua. O quarto trimestre de 2025 marcou 5% de desocupação, ante 5,2% nos três meses anteriores, e 5,4% entre abril e junho do ano passado.

Ao todo, a capital contabilizou 6,4 milhões de pessoas ocupadas, consolidando um cenário de ampliação das oportunidades de trabalho formal, informal, temporário e efetivo.

Além da redução histórica do desemprego, a capital paulista também apresentou avanço no rendimento médio da população. O ganho mensal dos trabalhadores chegou a R$ 5.559 no 4º trimestre de 2025, o que representa um crescimento de 4,32% em comparação com o primeiro trimestre de 2025, além de ser um valor mais de 50% superior à média nacional.

Os resultados indicam o avanço da economia e o dinamismo do mercado de trabalho na cidade, com impacto direto na geração de renda e na melhoria das condições econômicas da população.

O desempenho acompanha o avanço de políticas públicas voltadas à qualificação profissional, estímulo ao empreendedorismo e simplificação de processos, iniciativas que contribuem para ampliar a empregabilidade e fortalecer a atividade econômica no município.

A combinação entre aumento da ocupação e crescimento da renda reforça o papel da cidade de São Paulo como principal polo econômico do país, com mercado de trabalho diversificado e capacidade contínua de geração de oportunidades.

Ambiente econômico forte e políticas públicas aceleram criação de empregos

Os resultados refletem um ambiente econômico dinâmico, sustentado por ações da Prefeitura de São Paulo voltadas à atração de investimentos, estímulo à atividade produtiva, apoio ao empreendedorismo e ampliação das políticas de emprego, renda e qualificação profissional. A estratégia tem fortalecido a competitividade da capital e ampliado as oportunidades para trabalhadores e empresas.

Para sustentar o crescimento do emprego, a Prefeitura vem modernizando e desburocratizando processos essenciais para quem empreende na cidade. O Empreenda Fácil permite abrir empresas de baixo risco em até 24 horas, reduzindo custos e barreiras de entrada.

As Leis nº 17.719/21 e nº 17.875/22 reduziram o ISS de 5% para 2% para uma série de atividades ligadas ao setor tecnológico e digital, incluindo streaming, mobilidade por aplicativos, audiovisual, monitoramento remoto, franquias e comunicação visual — medida que estimula a inovação, atrai investimentos e amplia a oferta de empregos qualificados. Também foi extinta a Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA), simplificando rotinas tributárias e beneficiando principalmente pequenos empreendedores.

Cate e qualificação fortalecem o mercado de trabalho

Para sustentar esse desempenho, a Prefeitura de São Paulo mantém uma ampla rede de políticas públicas voltadas ao emprego e à renda. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) oferece gratuitamente serviços de intermediação de mão de obra, divulgação de vagas e apoio a processos seletivos para empresas de todos os portes, com unidades fixas e móveis espalhadas pela cidade. No ano passado, os trabalhadores contaram com mais de 65 mil vagas de emprego ofertadas pela rede de 46 postos. Nesta semana, mais de 3 mil oportunidades estão abertas na plataforma de empregabilidade do serviço em todos os setores.

A administração municipal também investe fortemente em qualificação profissional, com mais de 300 cursos gratuitos disponíveis no Portal Cate, inclusive na modalidade a distância. Programas como o Operação Trabalho (POT) ampliam a inclusão produtiva e a capacitação de trabalhadores, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico e social da capital.

Empreendedorismo avança e amplia oportunidades

O dinamismo do mercado de trabalho também se reflete no crescimento do empreendedorismo. Em 2025, a cidade de São Paulo alcançou 1,33 milhão de microempreendedores individuais (MEI), segundo dados da Receita Federal, com a criação de cerca de 26 mil novos registros no ano — média de 71 novos MEIs por dia.

As atividades com maior número de registros são cabeleireiros, serviços administrativos e comércio de vestuário e acessórios, reforçando o papel do empreendedorismo como complemento à geração de emprego formal e como vetor de desenvolvimento econômico.

A cidade conta com ampla rede de apoio para quem deseja iniciar um negócio. São 23 TEIAs, rede que presta serviço gratuito, com profissionais especializados e infraestrutura para reuniões, encontros e capacitação.


Tags relacionadas

×
Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020