Neste sábado (13), a Prefeitura de São Paulo realiza o evento “Adote um Bom Velhinho, com o objetivo de sensibilizar a população em relação aos pets idosos que aguardam adoção no Centro Municipal de Adoção da Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico). O evento faz parte da campanha com o mesmo nome, que incentiva a adoção responsável de cães e gatos com mais de 8 anos abrigados no centro local.
Para estimular a adoção, quem leva para casa um animal acima de 8 anos recebe o Cartão Cuida Bem Idoso, que garante atendimento prioritário e vitalício em qualquer um dos quatro hospitais veterinários públicos da capital.
Atualmente, 84 dos 332 animais disponíveis para adoção na Cosap são idosos, sendo 77 cães e 7 gatos. Nos últimos onze meses, apenas nove animais idosos foram adotados, diante de 352 adoções totais no período.
"Muitos dos nossos idosos passaram a vida esperando uma chance; esta é a oportunidade de celebrar o fim de ano dando a eles um lar e recebendo em troca uma convivência cheia de afeto", destaca a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.
Por que adotar um idoso?
Animais idosos costumam ter temperamento estável, já possuem tamanho definido e tendem a fazer menos bagunça que filhotes.
Como adotar
Todos os animais disponíveis na Cosap são vacinados, vermifugados, castrados, microchipados e possuem RGA. Para adotar, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência recente e pagar taxa pública de R$ 34,20. O tutor deve levar coleira e guia (para cães) ou caixa de transporte (para gatos).
O processo inclui entrevista, eventual vistoria no imóvel e acompanhamento posterior. Para gatos, é obrigatória a instalação de telas de proteção que impeçam o acesso à rua.
Clique aqui para conhecer os cães disponíveis para adoção
Clique aqui para conhecer os gatos disponíveis para adoção
SERVIÇO
Evento "Adote Um Bom Velhinho"
Data: 13 de dezembro (sábado), das 9h às 17h
Local: Centro Municipal de Adoção - Rua Santa Eulália, 86, Santana