Recursos de acessibilidade:
Criação: 21/10/25 12:57

Prefeitura de São Paulo apresenta em encontro da Fundação Bloomberg projeto sobre impacto dos ônibus elétricos

Conferência, realizada na cidade de Baltimore (EUA), terá compartilhamento de experiências de boas práticas e soluções digitais para as cidades
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

O projeto da Prefeitura de São Paulo de desenvolvimento de modelo digital para estimar o impacto ambiental da eletrificação da frota de ônibus do sistema municipal de transportes será apresentado no Programa City Data Alliance como uma das ações de boas práticas e soluções digitais para as cidades, realizado na cidade de Baltimore (EUA) até esta quarta-feira (22).

 

São Paulo é uma das 15 cidades do continente americano escolhidas em 2025 para desenvolvimento de parceria dentro do Programa City Data Aliance, da Fundação Bloomberg e da Universidade John Hopkins.

 

A primeira fase do projeto de modelo digital da Prefeitura está em desenvolvimento e o protótipo final deve ficar pronto em fevereiro de 2026. A oferta de soluções digitais às cidades é um dos programas de maior integração da Fundação. Esse projeto faz parte da construção do Orçamento Climático da cidade, que tem o objetivo de medir a efetividade de todas as ações e programas contemplados com recursos.

 

Atualmente, a capital contabiliza 961 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus. São Paulo também foi a primeira cidade do país a criar uma Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e adotar uma série de ações dentro do Orçamento Municipal e do Programa de Metas dos próximos quatro anos para mitigação e resiliência da capital às mudanças climáticas. Além dos ônibus, a cidade investe na coleta de resíduos de maneira sustentável, com 200 veículos movidos a biometano ou elétricos, plantio de mais 120 mil árvores, mais 1.000 jardins de chuva, 50 bosques urbanos, sem contar os 120 parques da cidade.

 

A capital já recebeu o Selo “Tree Cities of the World” (ONU/Arbor Day Foundation), que destaca municípios que implementam boas práticas no manejo de florestas urbanas, reflorestamento, preservação de áreas verdes e ações voltadas à sustentabilidade. Lidera em Empregos Verdes, um ranking global de ações climáticas, segundo novo relatório da rede global de cidades C40 Cities.

 

“O nosso protótipo de medição de emissão de gases e a correlação com a eletrificação do transporte em trajetos da cidade poderá ser compartilhado e adequado às outras cidades”, explica a secretária executiva de Informações e Monitoramento Estratégicos, Cibele Molina, que lidera o projeto e representa a capital no evento. Pelo Programa City Data Alliance, as cidades escolhidas desenvolvem diferentes projetos na gestão pública que utilizem soluções digitais em benefício do cidadão.


Tags relacionadas

Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020