O prefeito Ricardo Nunes assinou nesta terça-feira (16) um Acordo de Cooperação Técnica entre as Prefeituras de São Paulo e Santo André, no ABC Paulista, para o compartilhamento do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE), tecnologia desenvolvida pela capital paulista para o acompanhamento de projetos prioritários, obras públicas e instrumentos de planejamento da administração municipal.
“Uma alegria poder compartilhar a experiência de São Paulo com Santo André e vice-versa, a gente trocar experiências para poder fazer o melhor serviço para a população”, afirma o prefeito Ricardo Nunes
O acordo firmado com Santo André é o segundo desse tipo formalizado pela Prefeitura de São Paulo e reforça o papel da capital como referência nacional em inovação pública e modernização da gestão.
Com a iniciativa, Santo André passa a ter acesso ao sistema utilizado pela Prefeitura de São Paulo para o monitoramento do Programa de Metas, da carteira de projetos estratégicos da gestão e da execução de obras e investimentos públicos. “A gente está feliz, que deu certo em São Paulo, com certeza vai dar certo em Santo André, para gente monitorar os programas, os projetos e entregar para população o que tem de melhor”, disse o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, otimista com a união entre os dois municípios.
O SMAE permite que gestores acompanhem, em tempo real, o andamento físico e financeiro das ações do governo, com base em dados padronizados e integrados.
Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE)
Desenvolvido como software livre e de código aberto, o SMAE evita a dependência tecnológica de fornecedores privados, possibilita customizações conforme a realidade local e incentiva a inovação colaborativa entre os entes públicos. O sistema tem potencial de escalabilidade para adoção por municípios e estados de todo o país e já foi implementado anteriormente pelo município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe.
A plataforma foi criada para qualificar a gestão da informação e apoiar a tomada de decisão baseada em evidências. O SMAE é estruturado em cinco módulos. O primeiro é o de Monitoramento do Programa de Metas, que registra e acompanha o cumprimento das metas estabelecidas no início de cada gestão, com rastreabilidade de indicadores, responsáveis e resultados.
O segundo módulo é voltado aos Projetos Prioritários, seguindo boas práticas de gestão de projetos e permitindo o acompanhamento completo do ciclo de vida das iniciativas, incluindo escopo, cronograma, orçamento, riscos e contratos.
O terceiro módulo consolida as informações sobre Obras Públicas, reunindo em um único ambiente dados sobre localização, estágio físico e financeiro, contratos e fontes de financiamento, oferecendo à alta gestão uma visão integrada da carteira de obras do município. Já o módulo de Transferências Voluntárias foi desenvolvido para aprimorar o controle de emendas parlamentares e repasses estaduais e federais, acompanhando desde a celebração dos instrumentos até a execução e a prestação de contas.
Por fim, o módulo de Planos Setoriais permite integrar os diversos instrumentos de planejamento das secretarias municipais, alinhando metas e indicadores às prioridades estratégicas do governo e fortalecendo a coerência das políticas públicas.