Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026 | Horário: 14:00
Compartilhe:

São Paulo mantém tradição como sede da Copinha 2026 em três estádios

Entre estádios tradicionais, clássicos locais e torcida presente, a capital é palco da maior competição de base do país

Cidade de São Paulo é sede da Copinha em três estádios diferentes

Reafirmando a sua importância no cenário nacional do futebol de base, a cidade de São Paulo foi sede da Copa São Paulo Futebol Jr. em três estádios diferentes, na Rua Javari, no estádio do Juventus da Mooca, Nicolau Alayon no estádio do Nacional e no Ibrachina, palcos históricos que recebem públicos locais e de todo o Brasil.

Responsável por abrir o calendário do futebol brasileiro, a Copinha reúne 128 equipes, divididas em 32 grupos, com clubes espalhados por todo o país que buscam o título mais importante da categoria de base. Presença constante entre as sedes, a capital paulista recebeu partidas da fase de grupos até as decisões do torneio.

Além da estrutura esportiva, a realização dos jogos na capital conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), responsável por auxiliar na hospedagem e logística das delegações, garantindo melhores condições para atletas e comissões técnicas durante a disputa.

Jogadores do Nacional da Barra Funda comemorando durante partida contra o Juventus da Mooca

Entre os destaques da edição, o clássico Juvenal, entre Juventus da Mooca e o Nacional da Barra Funda, agitou as torcidas da capital e mostrou que apoiar as equipes faz parte de uma tradição familiar transmitida de geração para geração. “Olha, a camisa aqui tá com o nome do meu pai, Oswaldo, que tem 82 anos. Foi ele que me pôs aqui para conhecer o Nacional e até hoje a gente morre de amores aqui, né?”, comentou Eduardo, torcedor declarado do time da Barra Funda.

Por outro lado, Murilo, torcedor do Juventus, mostrou que faz parte da missão dos torcedores atuais repassar a paixão para a próxima geração. “Eu acompanho o Juventus desde moleque, já cheguei até a morar na Mooca. Hoje eu venho com meu filho junto aqui no estádio, ele já tá com 12 anos e vem vendo o jogo do Juventus desde pequenininho. Estamos aí há 8 anos já, acompanhando”, relatou.

Torcida do Juventus da Mooca apoiando a equipe

Além dos times mais antigos e velhos conhecidos do público, a Copinha também evidencia o crescimento de clubes criados recentemente, que já começam a construir seu legado na competição, como o Ibrachina. Fundado na última década e sediado no bairro da Mooca, o clube não apenas recebeu jogos do torneio em seu estádio, como também chamou atenção dentro de campo ao fazer uma boa campanha e eliminar o Atlético-MG, o Internacional e o Palmeiras, três das forças tradicionais do futebol brasileiro, reforçando seu protagonismo na edição e chegando longe na competição.

São Paulo segue como um dos principais palcos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, pelas sedes, pelos times e pela torcida apaixonada. A capital mantém viva a tradição do torneio e reforça seu papel fundamental no desenvolvimento do futebol brasileiro.


Texto: Gustavo Azevedo | gustavosilva@prefeitura.sp.gov.br
Foto 1: Giovanna Lameiras | glameiras@prefeitura.sp.gov.br
Foto 2: Matheus Migliaccio | mmigliaccio@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens