Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Virada Esportiva 2025 encerra com sucesso e recorde de ativações para o público
O final de semana na cidade de São Paulo foi agitado pelo maior evento esportivo do ano. Organizada pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Virada Esportiva 2025 entregou o que prometeu: impactar diretamente milhões de munícipes, oferecendo a oportunidade de praticar mais de 150 modalidades em mais de 600 locais espalhados pela cidade de São Paulo sem gastar nada.
Espalhadas por toda a cidade, o cidadão paulistano se deparou com mais de duas mil atividades diferentes para escolher e participar, divididas em arenas esportivas que ocuparam os Centros Esportivos, Parques Municipais, CEUs e demais espaços públicos, que embarcaram e acreditaram na ideia em prol da expansão e valorização do esporte. Durante os dias 20 e 21 de setembro, os eventos incluídos na programação da Virada foram preparados para atingir todos os gostos e interesses de maneira democrática, utilizando o conceito de arenas temáticas. O efeito da organização, que acolheu e incentivou cada participante desde o primeiro momento, foi refletido em um resultado ainda acima do esperado, com mais de 2 milhões de cidadãos atingidos.
Para o público infantil, diversos espaços com atividades lúdicas e recreativas foram preparados, oferecendo atividades como pintura facial, brinquedos infláveis, oficinas de grafite, escalada, patins e muitos outros. Na zona sul do município, o Parque da Independência recebeu lotação máxima em ambos os dias, e contou com a presença de muitas famílias que esperavam por uma opção que divirta seus filhos. André Martins, de 37 anos, compareceu ao espaço com seu filho e expôs seu sentimento. “Eu acho que é extremamente importante que a cidade possa disponibilizar cada vez mais eventos como esse, que estimulam a cultura e a brincadeira”
Os amantes de adrenalina também foram diretamente afetados. O bungee jumping totalmente gratuito, presente em três pontos da cidade (Praça Charles Miller, CEN Guarapiranga e Parque Praia do Sol), não apenas ofereceu uma oportunidade única a centenas de pessoas, como encorajou muitos a testarem limites que sequer conheciam. Mais que isso, a Virada Náutica e Arena Praia aproximaram os amantes do clima praiano de atividades litorâneas em território urbano, com passeios de jetski, banana boat, beach tennis, futevôlei, entre outros.
Ainda é possível citar outros temas de sucesso, como o Mega Baile, que reuniu milhares de idosos no Ginásio do Ibirapuera, em uma tarde animada e agitada pelo show do Moacyr Franco, e também o Passeio Ciclístico, que lotou as ruas do centro da cidade na manhã de domingo com amantes das duas rodas, de todas as idades. O poder de integração fomentado pela prática esportiva foi evidenciado, unindo muitas famílias da largada até a chegada. “Estamos incentivando nosso filho também, para poder pegar esse vício gostoso que é pedalar, para a gente sempre poder curtir em família, principalmente aos finais de semana.” afirmou Luciana Talon, de 44 anos, que participou do passeio com seu marido, Rodrigo, e seu filho, João Felipe.
Através do esforço de todos os envolvidos, incluindo todas as parcerias com outras Secretarias, marcas e instituições, a melhor Virada Esportiva da história foi encerrada com êxito e sua proposta inicial concluída, oferecer oportunidade e ressaltar a importância de tornar a prática física acessível, para a conservação da saúde, bem-estar e senso de convivência. Além de diversos momentos especiais, a Virada deixa um legado para a cidade de São Paulo e muita expectativa para as próximas edições.
Texto: Matheus Migliaccio | mmigliaccio@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Mariana Cordeiro | marianacordeiro@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo Prefeitura
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk