Hospital do Servidor Público Municipal

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025 | Horário: 11:22
Compartilhe:

17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata

#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Prefeitura de São Paulo  17 de novembro Novembro Azul  O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro. Nesta data, e durante todo o mês, a campanha Novembro Azul busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção desta doença. Mais recorrente em homens a partir dos 50 anos, esta enfermidade geralmente não mostra sintomas até atingir um estágio mais avançado, e este tempo afeta o sucesso do tratamento. Sendo o segundo tipo de câncer mais frequente nessa parcela da população, é fundamental alertar para as formas de prevenção. Uma das principais formas para detectar o câncer na fase inicial é o exame de próstata. Ainda existe muito preconceito com relação ao exame, mas é importante lembrar que cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, segundo dados do Ministério da Saúde. Portanto, a prevenção é fundamental para realizar o tratamento mais adequado e efetivo. Valorize a vida, cuide-se! Colaboração: Dr. Alexandre Crippa Sant’Anna - Coordenador da Clínica de Urologia do HSPM Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Ao lado esquerdo do título, temos a imagem ilustrativa de um chapés e um bigode e, ao lado direito do título temos um coração. Embaixo, ao lado esquerdo do texto, temos a imagem ilustrativa de um homem usando um laço azul na roupa. O cartaz tem o azul como cor predimonante, cor símbolo da campanha Novembro Azul.  No rodapé:  Lembre-se:  

Por Alessandra Ueno

O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro. Nesta data, e durante todo o mês, a campanha Novembro Azul busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção desta doença. Mais recorrente em homens a partir dos 50 anos, esta enfermidade geralmente não mostra sintomas até atingir um estágio mais avançado, e este tempo afeta o sucesso do tratamento.

Sendo o segundo tipo de câncer mais frequente nessa parcela da população, é fundamental alertar para as formas de prevenção. Uma das principais formas para detectar o câncer na fase inicial é o exame de próstata. Ainda existe muito preconceito com relação ao exame, mas é importante lembrar que cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, segundo dados do Ministério da Saúde. Portanto, a prevenção é fundamental para realizar o tratamento mais adequado e efetivo.

Valorize a vida, cuide-se!

Colaboração: Dr. Alexandre Crippa Sant’Anna - Coordenador da Clínica de Urologia do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais

collections
Galeria de imagens