Hospital do Servidor Público Municipal
Dezembro é o mês Pessoas com Deficiência

Impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo são características das pessoas com deficiência. No mês de dezembro, três datas relembram o que ainda precisa ser feito para combater a desigualdade e o preconceito e garantir a acessibilidade com inclusão dessa parcela da população: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3; o Dia Nacional da Criança com Deficiência, 9, e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, 13.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,8 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, o que representa mais de 7% da população. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência é uma das iniciativas voltadas especificamente à saúde. Responsabilidade do Ministério da Saúde, seus pontos principais são: promoção da saúde e qualidade de vida; organização das ações e serviços de saúde; formação, qualificação e educação permanente dos profissionais; pesquisa, produção e tradução do conhecimento; participação da comunidade, entre outros.
Por mais que as pessoas com deficiência sejam minoria, levando em consideração a população geral, garantir oportunidades, o acesso as mais diversas áreas — como cultura, saúde, transporte, trabalho — e a inclusão são pontos fundamentais para que as barreiras já enfrentadas não sejam um impeditivo de exercer uma vida plena.
Colaboração: Dra. Márcia Regina M. C. Antoneli - Coordenadora da Clínica de Terapia Ocupacional do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk