Hospital do Servidor Público Municipal

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025 | Horário: 09:56
Compartilhe:

Dezembro é o mês Pessoas com Deficiência

#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Prefeitura de São Paulo  Dezembro PESSOAS COM DEFICIÊNCIA  Impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo são características  das pessoas com deficiência. No mês de dezembro, três datas relembram o que ainda precisa ser feito para combater a desigualdade e o preconceito e garantir a acessibilidade com inclusão dessa parcela da população: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3; o Dia  Nacional da Criança com Deficiência, 9, e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, 13. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,8 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, o que representa mais de 7% da população. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência é uma das iniciativas voltadas especificamente à saúde. Responsabilidade do Ministério da Saúde, seus pontos principais são: promoção da saúde e qualidade de vida; organização das ações e serviços de saúde; formação, qualificação e educação permanente dos profissionais; pesquisa, produção e tradução do conhecimento; participação da comunidade, entre outros. Por mais que as pessoas com deficiência sejam minoria, levando em consideração a população geral, garantir oportunidades, o acesso as mais diversas áreas — como cultura, saúde, transporte, trabalho — e a inclusão são pontos fundamentais para que as barreiras já enfrentadas não sejam um impeditivo de exercer uma vida plena.  Colaboração: Dra. Márcia Regina M. C. Antoneli - Coordenadora da Clínica de Terapia Ocupacional do HSPM Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Ao final do texto, embaixo, temos a imagem ilustrativa de um grupo de pessoas jovens com deficiência física e visual. Ao lado direito,em meio ao texto, temos a imagem ilustrativa de uma mão segurando um coração.  No rodapé:  Lembre-se:  

Impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo são características das pessoas com deficiência. No mês de dezembro, três datas relembram o que ainda precisa ser feito para combater a desigualdade e o preconceito e garantir a acessibilidade com inclusão dessa parcela da população: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3; o Dia Nacional da Criança com Deficiência, 9, e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, 13.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,8 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, o que representa mais de 7% da população. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência é uma das iniciativas voltadas especificamente à saúde. Responsabilidade do Ministério da Saúde, seus pontos principais são: promoção da saúde e qualidade de vida; organização das ações e serviços de saúde; formação, qualificação e educação permanente dos profissionais; pesquisa, produção e tradução do conhecimento; participação da comunidade, entre outros.

Por mais que as pessoas com deficiência sejam minoria, levando em consideração a população geral, garantir oportunidades, o acesso as mais diversas áreas — como cultura, saúde, transporte, trabalho — e a inclusão são pontos fundamentais para que as barreiras já enfrentadas não sejam um impeditivo de exercer uma vida plena.

Colaboração: Dra. Márcia Regina M. C. Antoneli - Coordenadora da Clínica de Terapia Ocupacional do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais

collections
Galeria de imagens