Hospital do Servidor Público Municipal

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025 | Horário: 17:34
Compartilhe:

Esta é a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Nos últimos 30 anos foram realizados mais de 5.100 transplantes para pacientes brasileiros
#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Prefeitura de São Paulo  14 a 21 de dezembro Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea  A Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea ressalta a importância que uma doação faz para a vida de quem precisa. Segundo o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), nos últimos 30 anos foram realizados mais de 5.100 transplantes para pacientes brasileiros. Este ato voluntário não compromete em nada a saúde do doador. Para transplantar uma medula, é preciso que haja uma alta compatibilidade entre o organismo do paciente e da pessoa que doa. Os requisitos para doar são: ter entre 18 e 35 anos de idade, estar saudável e não ter nenhuma doença impeditiva para doação de medula óssea (veja a lista em https://bit.ly/impeditivos). Os interessados também devem se cadastrar em um dos hemocentros REDOME, disponíveis em todos os estados do país, e fazer a coleta de uma amostra de sangue para avaliação de compatibilidade. Estes procedimentos não precisam ser agendados e o candidato deve apresentar um documento com foto no dia.  Seja um doador! Veja abaixo onde se cadastrar em São Paulo - SP: Hospital São Paulo de Ensino da Unifesp São Paulo Endereço: Rua Dr° Diogo de Faria, nº 824, 1º andar, Vila Clementino - São Paulo/SP. CEP: 04037-002 Telefone: (11) 5576-4240 Opção: 1  Hemocentro da Santa Casa de São Paulo Laboratório de Histocompatibilidade Endereço: Rua Marque de Itu, 579. Laboratório, 4º Andar, Vila Buarque São Paulo/SP. CEP: 01223-001 Telefone: (11) 2176-7155  Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Ao final do texto, à esquerda, temos a imagem ilustrativa de um homem de costas e, em foco, o destaque para sua medula óssea. à direita do cartaz há imagens ilustrativas de folhagens de plantas.  No rodapé:  Lembre-se:  

A semana do dia 14 ao 21 de dezembro é chamada de Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea e ressalta a importância que uma doação faz para a vida de quem precisa.

Este ato voluntário não compromete em nada a saúde do doador. Para transplantar uma medula, é preciso que haja uma alta compatibilidade entre o organismo do paciente e da pessoa que doa. Basicamente, é fundamental achar a peça que encaixa perfeitamente naquele quebra-cabeça. Por essa razão, quanto mais pessoas doarem, maior a probabilidade de alguém encontrar um doador.

A medula óssea está presente dentro de alguns ossos do corpo humano e é responsável pela produção das células sanguíneas: leucócitos, que atuam na defesa do organismo; hemácias, no transporte de oxigênio e gás carbônico; e as plaquetas, na coagulação.

Segundo o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), nos últimos 30 anos foram realizados mais de 5.100 transplantes para pacientes brasileiros. 

Os requisitos para doar são: ter entre 18 e 35 anos de idade, estar saudável e não ter nenhuma doença impeditiva para doação de medula óssea . Clique aqui e saiba quais são as doenças impeditivas para doação. Os interessados também devem se cadastrar em um dos hemocentros REDOME, disponíveis em todos os estados do país, e fazer a coleta de uma amostra de sangue para avaliação de compatibilidade. Estes procedimentos não precisam ser agendados e o candidato deve apresentar um documento com foto no dia.

Veja abaixo onde você pode realizar seu cadastro de doador de medula óssea na cidade de São Paulo:
 
Hospital São Paulo de Ensino da Unifesp São Paulo
Endereço: Rua Dr° Diogo de Faria, nº 824, 1º andar, Vila Clementino - São Paulo/SP.
CEP: 04037-002
Telefone: (11) 5576-4240 Opção:1

Hemocentro da Santa Casa de São Paulo/ Laboratório de Histocompatibilidade
Endereço: Rua Marque de Itu, 579. Laboratório, 4º Andar, Vila Buarque - São Paulo/SP.
CEP: 01223-001 
Telefone: (11) 2176-7155

collections
Galeria de imagens