Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Com um investimento de mais de R$13 milhões, Parque Fazenda da Juta é inaugurado na zona leste de São Paulo
Foto: Daniel Reis
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), inaugurou neste sábado (17) o 121º parque do município, o Parque Fazenda da Juta, localizado na zona leste da cidade. Com investimento superior a R$13 milhões, o espaço possui mais de 66 mil m² e está inserido em uma área de grande relevância ambiental, abrigando nascentes, córregos e espécies nativas da fauna e da flora. O novo parque integra o Plano de Metas da Prefeitura, que prevê a entrega de oito novos parques até 2028.
A nova área de lazer conta com passarelas suspensas que foram projetadas de modo a permitir a permeabilidade do solo, adotando o conceito de parque esponja, que mantém aspectos típicos da região, com destaque para trechos de Mata Ombrófila Densa, caracterizada por alta umidade e árvores de grande porte.
Dentro do perímetro do Parque Fazenda da Juta, foram registradas 25 espécies de aves, em que se destaca a presença do periquito-rico, bico-de-lacre e o suiriri. No aspecto da flora, foram identificadas 144 espécies, sendo 104 nativas do município como o guatambu (Aspidosperma olivaceum), o tapiá (Alchornea sidifolia) e o jequitibá (Cariniana estrellensis), espécies típicas da Mata Atlântica
O programa de parque foi pautado na preservação da biodiversidade, integrando soluções arquitetônicas, estruturais e sustentáveis. As edificações do parque contam com teto verde e foram construídas com blocos cerâmicos, buscando maior conforto térmico e uma linguagem arquitetônica compatível com as construções do entorno. Todo o processo respeitou os elementos naturais da área, que abriga nascentes de córregos e corpos hídricos, em conformidade com o Código Florestal Federal.
Além disso, a comunidade foi convidada a acompanhar o desenvolvimento do projeto, assim como das obras, promovendo a transparência e o fortalecimento do vínculo da população com o novo parque. A iniciativa foi baseada no conceito de canteiro aberto, que propõe a integração entre o processo construtivo e os moradores.
O secretário do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Ashiuchi, destacou que a participação da população foi fundamental na concepção do parque, garantindo um projeto alinhado às demandas locais e pautado pela transparência, “Inauguramos hoje mais um espaço de lazer para os moradores de São Paulo, construído com a participação ativa da comunidade, o que nos permitiu desenvolver um espaço em conformidade com as necessidades da região e preservando nossas áreas verdes”, afirmou o gestor da pasta.
A inauguração desta quinta-feira (22) marca a entrega da Fase 1 do parque, que disponibiliza cerca de 66 mil m² para a comunidade local. A segunda etapa, Agave Dragão, irá incorporar mais 56 mil m² e está em fase de implementação inicial, que servirá de base para a futura elaboração do projeto. Com a soma dos dois espaços, os moradores da zona leste passarão a contar com um total de 122 mil m² de áreas verdes dedicadas ao lazer.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



