Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quississana

Conservação

 Leste                         

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto parte de uma calçada de terra e asfalto da rua com árvores ao fundo, a segunda foto grandes árvores atrás de um portão verde, a terceira foto arbustos com folhas largas, a quarta foto árvores grandes com troncos finos.

Rua Capitão Enéas dos Santos Pinto
Decreto de criação nº 53.175 de 31 maio de 2012
Inaugurado em 2008
Prefeitura Regional de Itaim Paulista
Área: 29.382,44 m²

Parque fechado ao público.
São realizadas visitas com finalidade científica, agendadas pelo telefone
(11) 5187-0255.
 

PARTICULARIDADES
O Parque Quississana foi criado para preservar fragmento de mata nativa em estágio de regeneração. A área foi cercada para destinar-se a atividades de educação ambiental, como trilhas e visitas monitoradas.

Sua vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica em estágios inicial e médio de regeneração. Destaques da FLORA: capixingui (Croton floribundus), cedro (Cedrela fissilis), embaúba-vermelha (Cecropia glaziovii), embaúba-prateada (Cecropia hololeuca), embiruçu (Pseudobombax grandiflorum), jacarandá-paulista (Machaerium villosum), paineira (Ceiba speciosa), palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis), passuaré (Tachigali denudata), pau-de-tucano (Vochysia sp.), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia) e tapirira (Tapirira guianensis). Já foram registradas 37 espécies vasculares, das quais está ameaçada de extinção: cedro (Cedrela fissilis). Inventário de flora 2021.

Há o registro de 47 espécies de animais para a área, incluindo no levantamento de FAUNA 18 espécies de borboletas. Além de saguis, no parque há ocorrência de aves como o papagaio, caracará, quiriquiri, asa-branca, quero-quero, rabo-branco-acanelado(beija-flor), pica-pau-verde-carijó, joão-teneném, risadinha, sabiá-branco, sabiá-poca, figuinha-de-rabo-castanho, dentre outras, somando-se assim 28 espécies de aves.

O BAIRRO
A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século XVIII. Com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil, no século XIX, o bairro começou a se desenvolver com as casas surgindo ao longo das margens dos trilhos. Em 1957 o Itaim Paulista ganhou sua primeira paróquia, a de João Batista. Juntamente com o desenvolvimento econômico, o Itaim conquistou sua emancipação política. Em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo, se desmembrando de São Miguel Paulista.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA. 

Portaria Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA Nº 38 de 21 de Maio de 2024
Medidas preventivas frente aos eventos climáticos extremos nos Parques Naturais Municipais e Parques Urbanos Municipais.

COMO CHEGAR?
312N/10 - Terminal Cidade Tiradentes / São Miguel Paulista
2058/10 – CPTM Guaianazes / Terminal São Miguel Paulista
2202/10 – CPTM Guaianazes / Hospital Itaim Paulista

Siga a SVMA nas redes sociais 

   ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube